CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Buscando...

Digite pelo menos 2 caracteres para pesquisar

Liturgia Diária

Acompanhe a leitura do dia e também a Homilia do Padre Paulo Ricardo.
2ª feira da 3ª Semana da Quaresma

Hoje – 09 de Março de 2026

Primeira Leitura
Leitura do Segundo Livro dos Reis2Rs 5, 1-15a

Naqueles dias, 1Naamã, general do exército do rei da Síria, era um homem muito estimado e considerado pelo seu senhor, pois foi por meio dele que o Senhor concedeu a vitória aos arameus. Mas esse homem, valente guerreiro, era leproso. 2Ora, um bando de arameus que tinha saído da Síria, tinha levado cativa uma moça do país de Israel. Ela ficou ao serviço da mulher de Naamã. 3Disse ela à sua senhora: “Ah, se meu senhor se apresentasse ao profeta que reside em Samaria, sem dúvida, ele o livraria da lepra de que padece!” 4Naamã foi então informar o seu senhor: “Uma moça do país de Israel disse isto e isto”. 5Disse-lhe o rei de Aram: “Vai, que eu enviarei uma carta ao rei de Israel”. Naamã partiu, levando consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupa. 6E entregou ao rei de Israel a carta, que dizia: “Quando receberes esta carta, saberás que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures de sua lepra”. 7O rei de Israel, tendo lido a carta, rasgou suas vestes e disse: “Sou Deus, porventura, que possa dar a morte e a vida, para que este me mande um homem para curá-lo de lepra? Vê-se bem que ele busca pretexto contra mim”. 8Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei de Israel havia rasgado as vestes, mandou dizer-lhe: “Por que rasgaste tuas vestes? Que ele venha a mim, para que saiba que há um profeta em Israel”. 9Então Naamã chegou com seus cavalos e carros, e parou à porta da casa de Eliseu. 10Eliseu mandou um mensageiro para lhe dizer: “Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e tua carne será curada e ficarás limpo”. 11Naamã, irritado, foi-se embora, dizendo: “Eu pensava que ele sairia para me receber e que, de pé, invocaria o nome do Senhor, seu Deus, e que tocaria com sua mão o lugar da lepra e me curaria. 12Será que os rios de Damasco, o Abana e o Farfar, não são melhores do que todas as águas de Israel, para eu me banhar nelas e ficar limpo?” Deu meia-volta e partiu indignado. 13Mas seus servos aproximaram-se dele e disseram-lhe: “Senhor, se o profeta te mandasse fazer uma coisa difícil, não a terias feito? Quanto mais agora que ele te disse: ‘Lava-te e ficarás limpo”’. 14Então ele desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, conforme o homem de Deus tinha mandado, e sua carne tornou-se semelhante à de uma criancinha, e ele ficou purificado. 15aEm seguida, voltou com toda a sua comitiva para junto do homem de Deus. Ao chegar, apresentou-se diante dele e disse: “Agora estou convencido de que não há outro Deus em toda a terra, senão o que há em Israel!”

Salmo Responsorial
Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?Sl 41(42),2.3; Sl 42(43),3.4

Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo:
e quando verei a face de Deus?

41,2 Assim como a corça suspira *
pelas águas correntes,
suspira igualmente minh'alma *
por vós, ó meu Deus! R.

3 A minh'alma tem sede de Deus, *
e deseja o Deus vivo.
Quando terei a alegria de ver *
a face de Deus? R.

42,3 Enviai vossa luz, vossa verdade: *
elas serão o meu guia;
que me levem ao vosso Monte santo, *
até a vossa morada! R.

4 Então irei aos altares do Senhor, *
Deus da minha alegria.
Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, *
meu Senhor e meu Deus! R.

Evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo LucasLc 4, 24-30

Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 24“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”.
28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até ao alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

Meditação
Configurar-se a Cristo, não a Satanás

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 4, 24-30)

Vindo a Nazaré, disse Jesus: “Em verdade vos digo: nenhum profeta é bem aceito na sua pátria. Em verdade vos digo: muitas viúvas havia em Israel, no tempo de Elias, quando se fechou o céu por três anos e meio e houve grande fome por toda a terra; mas a nenhuma delas foi mandado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. Igualmente havia muitos leprosos em Israel, no tempo do profeta Eliseu; mas nenhum deles foi limpo, senão o sírio Naamã”. A estas palavras, encheram-se todos de cólera na sinagoga. Levantaram-se e lançaram-no fora da cidade; e conduziram-no até o alto do monte sobre o qual estava construída a sua cidade, e queriam precipitá-lo dali abaixo. Ele, porém, passou por entre eles e retirou-se.

No Evangelho de hoje, Jesus é rejeitado por seus conterrâneos em Nazaré. Para compreendermos melhor o significado deste Evangelho, coloquemo-lo num contexto mais amplo. Depois de ser batizado no Jordão e tentado no deserto, Jesus retornou à sua cidade natal e, na sinagoga de Nazaré, tomou o livro do profeta Isaías e proclamou que a profecia messiânica se cumpria n’Ele. O povo, porém, escandalizou-se: “Não é este o filho do carpinteiro, o filho de José? Como pode ser o Messias?”. Por isso, procuravam levá-lo até o alto da montanha para precipitá-lo.

São Beda, o Venerável, faz um paralelo interessante dizendo que aquilo que o povo de Nazaré fez com Jesus, na realidade, é semelhante ao que Satanás fez com Ele. Por quê? Primeiro, por causa da inveja de ambos; segundo, porque, assim como o demônio levou Jesus até o topo do templo para pedir que Ele se jogasse de lá de cima, os nazarenos levaram-no para uma alta montanha para também jogá-lo de lá.

O que significa, então, esse mecanismo de “configuração satânica”? Ou seja, como é que os seres humanos conseguem ser semelhantes a Satanás? Primeiro, por meio da inveja. Sim, pois a inveja, isto é, a tristeza pelo bem do outro, foi o pecado fundamental do demônio, que não suportou a grande vocação do ser humano de poder contemplar a Deus face a face e, por isso, quis conduzir o homem à morte, não apenas física, mas eterna.

Essa dinâmica repete-se ao longo da história da salvação: em Caim que mata Abel, nos irmãos de José que o vendem por inveja e, agora, no próprio Cristo. O que começa em Nazaré, então, consuma-se mais tarde, quando Ele não é precipitado da montanha, mas elevado sobre ela na Cruz — para a nossa salvação.

Nesta Quaresma, somos chamados a nos configurar a Cristo, que, como nos diz a Carta aos Filipenses, “sendo igual a Deus não se apegou à sua condição divina, mas se esvaziou, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens” (cf. Fl 2, 6-7). Eis o contrário da inveja: a generosidade e o amor de quem se doa e se rebaixa.

Que, nesta Quaresma, imitemos o coração de Jesus, para que a nossa conversão não nos leve a nos entristecermos com a graça e o bem de nossos irmãos, mas a alegrar-nos com eles e a doar-nos como Nosso Senhor, para que eles recebam ainda mais graças.

Escolher data
Janeiro 2024