CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Buscando...

Digite pelo menos 2 caracteres para pesquisar

Liturgia Diária

Acompanhe a leitura do dia e também a Homilia do Padre Paulo Ricardo.
São Marcos, Evangelista, Festa

Hoje – 25 de Abril de 2026

Primeira Leitura
Leitura da Primeira Carta de São Pedro1Pd 5, 5b-14

Caríssimos, 5brevesti-vos todos de humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes. 6Rebaixai-vos, pois, humildemente, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, ele vos exalte. 7Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois é ele quem cuida de vós. 8Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. 9Resisti-lhe, firmes na fé, certos de que iguais sofrimentos atingem também os vossos irmãos pelo mundo afora. 10Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna, em Cristo, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros. 11A ele pertence o poder, pelos séculos dos séculos. Amém. 12Por meio de Silvano, que considero um irmão fiel junto de vós, envio-vos esta breve carta, para vos exortar e para atestar que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes. 13A Igreja que está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também, Marcos, o meu filho. 14Saudai-vos uns aos outros com o abraço do amor fraterno. A paz esteja com todos vós que estais em Cristo.

Salmo Responsorial
Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.Sl 88(89),2-3,6-7,16-17

Ó Senhor, eu cantarei, eternamente, o vosso amor.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.

2 Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, *
de geração em geração eu cantarei vossa verdade!
3 Porque dissestes: "O amor é garantido para sempre!" *
E a vossa lealdade é tão firme como os céus. R.

6 Anuncia o firmamento vossas grandes maravilhas, *
e o vosso amor fiel, a assembleia dos eleitos,
7 pois, quem pode, lá nas nuvens ao Senhor se comparar *
e quem pode, entre seus anjos, ser a ele semelhante? R.

16 Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria; *
seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face!
17 Exultará de alegria em vosso nome dia a dia, *
e com grande entusiasmo exaltará vossa justiça. R.

Evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo MarcosMc 16, 15-20

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.
19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.

Meditação
Escreveu o Evangelho e foi transformado por ele

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
(Mc 16, 15-20)

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.
Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.

Celebramos hoje, com grande alegria, a Festa de São Marcos, Evangelista. De acordo com a Tradição, João Marcos — sendo João o seu nome hebraico e Marcos o seu nome grego — era filho de uma certa Maria, e sua família era proprietária do Cenáculo onde Jesus celebrou a Última Ceia. Por isso, quando no seu Evangelho se diz que os discípulos encontraram alguém carregando água para preparar a Ceia, essa pessoa seria o próprio Marcos, que prestava ali um humilde serviço na casa de seus pais.

Depois, os discípulos seguem com Jesus para o Horto das Oliveiras —  que também era um pequeno terreno pertencente à família de Marcos — cantando os salmos. É nesse contexto que, em seu Evangelho, aparece a cena de um jovem fugindo enrolado num lençol, no momento da prisão de Jesus — e a Tradição identifica esse jovem como o próprio João Marcos.

Depois da Ressurreição, os discípulos continuam a se reunir na casa de Marcos; ali acontece o Pentecostes, e dali eles partem para anunciar o Evangelho. Mais tarde, ele acompanha seu tio, Barnabé, na missão com São Paulo e, ainda que tenha havido uma discordância inicial entre Paulo e Barnabé, essa situação não perdura, pois Paulo volta a mencionar Marcos como um colaborador importante na evangelização.

Uma tradição transmitida por Papias de Hierápolis afirma que Marcos era intérprete de São Pedro. Pedro, o velho pescador da Galileia, não falava grego; já Marcos, bilíngue, dominava tanto o aramaico quanto o grego, servindo de ponte entre Pedro e aqueles a quem ele pregava. Assim, Marcos acompanhou Pedro na evangelização de Roma, e pode-se considerar que seu Evangelho foi dirigido especialmente aos romanos, cuja comunidade judaica falava grego. Não por acaso, o ponto culminante do seu Evangelho é a profissão de fé do centurião romano aos pés da Cruz: “Verdadeiramente este homem era Filho de Deus” (Mc 15, 39).

Após o martírio de Pedro — crucificado de cabeça para baixo no circo de Nero —, Marcos retorna à sua terra e continua a evangelizar, e a tradição cóptica o liga à Igreja de Alexandria, onde teria sido martirizado: arrastado pelas ruas com uma corda atada ao pescoço até a morte. Ainda hoje, em Roma, próximo à Praça Veneza, encontra-se a Basílica de São Marcos, local onde ele provavelmente escreveu o seu Evangelho e onde se encontram suas relíquias. 

O que podemos aprender de tudo isso? Que o Evangelho de Marcos é, de certo modo, o Evangelho de Pedro: o testemunho vivo do Príncipe dos Apóstolos, que presenciou milagres como a ressurreição da filha de Jairo — “Talita cum!”; “Levanta-te, menina!” —, a glória do Monte Tabor e a oração angustiada de Jesus no Getsêmani — “Abba”; “Pai”. Até a morte de Cristo na Cruz é narrada com palavras aramaicas: “Elói, Elói, lamma sabachthani?”; “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”, revelando a proximidade com o testemunho de Pedro.

Marcos é, portanto, um verdadeiro varão apostólico, como ensina a Dei Verbum: alguém que permaneceu fiel ao Evangelho das origens até o derramamento do próprio sangue. Ao celebrarmos sua Festa, pois, devemos recordar que não podemos acrescentar nada ao depósito da fé recebido dos Apóstolos e, se necessário for, devemos também estar dispostos a dar a vida por Cristo.

Aquele jovem que fugiu no Horto das Oliveiras, deixando o lençol para trás, tornou-se o valente Marcos: aquele que vacilou no início, mas perseverou até o fim, unindo-se a Pedro e derramando o próprio sangue pela fé. Contemplando, assim, o belo progresso de sua vida, peçamos a sua intercessão e a graça de seguirmos os seus passos, para um dia podermos enfim alcançar a tão esperada vida eterna.

Escolher data
Janeiro 2024