Dom Bosco, o santo que lutou incansavelmente pela conversão dos jovens e pela dignidade de cada um deles perante os desafios do mundo. Numa época dominada pelos avanços da industrialização e, consequentemente, da exploração, Dom Bosco foi aquele santo que soube transmitir a fé católica sem descontos, falando contra as injustiças, mas sem se deixar levar por ideologias materialistas contrárias ao verdadeiro ensinamento de Cristo.

Seu chamado ao sacerdócio surgiu muito cedo. Desde criança já pensava em ser padre para poder cuidar das pessoas, especialmente dos mais jovens. "Quando crescer quero ser sacerdote para tomar conta dos meninos. Os meninos são bons; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles", dizia o pequeno João Bosco. Mas antes de ver seu sonho se concretizar, teve de passar por inúmeras dificuldades, incluvise mendigar para poder completar os estudos, já que sua família era extremamente humilde. Por ser órfão de pai desde os dois anos e por sua mãe ser analfabeta, tinha que ajudar o irmão no sustento da casa.

Já como padre, para conseguir a permissão de fundar seu oratório em honra de São Francisco de Sales, repetiu os passos de São Francisco de Assis e foi até o Papa, na época, Pio IX, pedir a bênção para seu projeto, o qual lhe recebeu com muita estima e apreço. Apesar do afeto do Santo Padre e de seus bons propósitos, São João Bosco, no entanto, teve de enfrentar inúmeras perseguições, até mesmo eclesiásticas. Foi caluniado, rotulado de louco entre tantas outras maldades.

Pensando neste grande exemplo de santidade para a Igreja, o site padrepauloricardo.org gostaria de sugerir a todos os seus amigos que assistam ao filme de Dom Bosco e conheçam um pouco mais da história deste grande homem e santo.

Assista a primeira parte do filme:

Assista a segunda parte do filme:

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos