Mensagem do Padre Paulo Ricardo para o Natal de 2018

1. Um mistério que acontece hoje

“Hoje nasceu para nós um Salvador, que é Cristo Senhor”. Essa mensagem, repetida pelos anjos nesta noite santa e ecoada ao longo dos séculos na Liturgia, precisa ser verdade. Então, a gente precisa entender qual é o mistério que nós estamos celebrando no Natal. Sim, porque o que nós celebramos no Natal é um mistério, e não uma doutrina. Claro, nós temos uma doutrina, o cristianismo tem uma doutrina; mas o cristianismo não é uma mera doutrina. É um mistério: as coisas acontecem. No Natal, nós celebramos um nascimento, um hoje: “Hoje nasceu para nós um Salvador”, Hodie natus est nobis Salvator. Hoje.

O que quer dizer isso? Quer dizer que o que nós estamos celebrando tem a ver com um nascimento que aconteceu há mais de dois mil anos, no passado. Mas não é simplesmente um aniversário de um acontecimento histórico, porque, claro, não seria “hoje”: seria 2018 anos atrás. Nós também não estamos celebrando um acontecimento no futuro, porque a vinda de Jesus no futuro será para nos julgar, e seria uma tragédia que isso acontecesse agora. Nós não estamos preparados. Nós olhamos para a humanidade, e que tragédia, que catástrofe seria! Quantos milhões de almas condenadas eternamente! Nós não estamos prontos. Seria trágico.

2. Jesus quer se encarnar em nossa humanidade

a) Temos de dar a Ele uma nova humanidade. — Então, se nós não celebramos nem o passado nem o futuro, o que celebramos? Celebramos a vinda de Jesus no hoje da minha vida. Então, se nós celebramos a vinda de Jesus no hoje da minha vida, acontece que eu preciso, como aconteceu com a Virgem Maria dois mil anos atrás, dar a Ele uma humanidade. Sim, porque o Filho de Deus se fez Filho do Homem. A Virgem Maria deu a Jesus uma humanidade. Então Ele se encarnou: Hodie natus est nobis Salvator, “Hoje nasceu para nós um Salvador”, porque Maria deu a Ele uma humanidade. “Eis aqui a escrava do Senhor, eis aqui a serva do Senhor” (Lc 1, 38)! Aconteceu.

Mas, se nós estamos celebrando o Natal hoje, é porque eu preciso dar a Jesus uma humanidade, você precisa dar a Jesus uma humanidade. Ele precisa nascer, e você precisa dar sua humanidade a Ele, porque este é o mistério cristão. Já dizia um grande orador católico chamado Bossuet que o mistério cristão é o mistério da Encarnação, que se dilata no tempo e no espaço. A Encarnação acontece ao longo do tempo e em todos os lugares. A Encarnação precisa acontecer hoje.

b) Temos de renunciar a nós mesmos. — Nós estamos aqui e queremos desejar um feliz Natal, mas o Natal será feliz se Ele nascer de fato na sua vida. O Natal será feliz se o amanhã for diferente de hoje, se houver uma transformação em você, e você, renunciando aos seus caprichos, à sua vida mesquinha, humana, desordenada e egoísta, entregar tudo e der a Ele uma humanidade para que Ele viva. Este é o mistério cristão: “Vivo, mas não eu; é Cristo quem vive em mim” (Gl 2, 20).

Sim, precisa ser Natal; mas, para ser Natal, Ele precisa viver em mim. Eu preciso renunciar à minha vida, dando a Ele a minha humanidade, para que Ele viva a vida dele em mim. Sim, Jesus será Jesus, e eu serei eu: são duas pessoas, mas numa unidade em que eu dou para Ele essa humanidade “suplementar”, essa humanidade “a mais”, como diz Santa Elisabete da Trindade. Eu preciso dar essa humanidade, e isso é uma realidade ativa, é uma coisa real, é um hoje, é um agora: eu preciso fazer isso. Tocados pela graça, nós seremos capazes de fazer isso. A Virgem Maria, movida pelo Espírito Santo, viveu o mistério da Encarnação.

c) Temos de abrir espaço em nosso coração para que Jesus nele entre. — A graça de Deus quer nos visitar nesta noite santa. O Espírito Santo nos visita, como visitou pelo anjo Gabriel, como visitou aqueles habitantes de Belém naquela noite, batendo de porta em porta. Mas que triste saber que tantos fecharam as portas, porque para Ele não havia lugar. Na hospedaria não havia lugar, e se não houver lugar no nosso coração, o Natal será somente uma festa morta. De que adianta armar árvores de Natal, presépios, acender velas, tocar sinos, cantar cantigas… se Ele não tiver um coração em que entrar, se Ele bater à porta do meu coração e ela estiver fechada, se não houver lugar para Ele?

3. Precisamos morrer para nós para que em nós Jesus viva a sua vida

Então, para que isso aconteça, de forma bem concreta, o que nós precisamos fazer é morrer. Sim, é Natal, mas nós precisamos morrer, morrer para nós, morrer para o nosso egoísmo, morrer para o nosso pecado. Para que seja Natal, precisa morrer o homem velho, precisa morrer o desordenado, precisa morrer o egocêntrico.

Ele não sente nojo, repulsa, asco; Ele não rejeita a nossa miséria, como Ele não rejeitou aquele presépio, aquela palha, aquele feno, como Ele não rejeitou aqueles panos, aquelas faixas, aqueles andrajos. Ele não rejeitou nada da nossa miséria. A alegria do Natal, que é anunciada pelo anjos, é exatamente isso. A alegria é que Deus, majestoso e de infinita glória, vem na nossa miséria: Ele não se envergonha, não se peja da nossa miséria. Ele vem! Ele quer! Ele quer vir! “Eis que estou à porta e bato. Quem ouvir a minha voz, eu entrarei e cearei com ele” (Ap 3, 20).

Novamente Ele bate à porta do seu coração, como bateu dois mil anos atrás às portas dos habitantes de Belém. Nós precisamos abrir as portas para Ele: Aperite portas Salvatori, “Abri as portas ao Salvador”. É Ele. Vamos, então, irmãos, vamos, coragem, coragem! Sim, é claro, dói, dói morrer para si mesmo, dói morrer para a sua vida. Mas não será Natal se amanhã você acordar do mesmo jeito que você está hoje! Não será Natal se você não mudar! Não será Natal se a graça não tocar o seu coração! Não será Natal se você não der a Ele a humanidade que Ele quer, para se encarnar mais uma vez na sua vida! Ele quer viver na sua humanidade.

4. Conclusão

O Natal não é uma lembrança do passado. O Natal não é uma expectativa do futuro. Hodie natus est nobis Salvator, hoje, hoje! Agora nasceu para nós um Salvador. Para isso, morramos para os nossos pecados. Será tão alegre a manhã de Natal, quando você, renovado, renovada, já não viver mais, mas o Cristo viver em você. Então será feliz e santo o seu Natal.

Deus abençoe você. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos