Nestes dias em que o mundo inteiro olha para o Vaticano, vale a pena recontar uma história envolvendo o Cardeal Francis George, dos EUA, quando de sua participação no conclave que elegeu Bento XVI.
Naquele 19 de abril de 2005, enquanto o novo Papa era apresentado ao orbe, os repórteres ficaram curiosos com a expressão contemplativa do prelado americano, que fitava algo à sua frente, bastante concentrado.
Perguntado sobre o que ocupava seus pensamentos, ele respondeu:
Eu estava olhando na direção do Circo Máximo, do Monte Palatino, onde os imperadores romanos outrora residiam e reinavam, e de onde assistiam às perseguições dos cristãos, e pensei:
Onde estão seus sucessores? Onde está o sucessor de César Augusto? Onde está o sucessor de Marco Aurélio? E, finalmente, quem se importa?
No entanto, se você quiser ver o sucessor de Pedro, ele está bem aqui do meu lado, sorrindo e acenando para as multidões [i].
Não é belo?
Pouco menos de dois mil anos atrás, em Roma, São Pedro foi crucificado de ponta cabeça — um velho analfabeto, morrendo de forma humilhante e execrado por uma multidão sedenta de sangue. Em destaque, assistindo a tudo, estava o “divino” César, que pensava estar aniquilando uma seita de fanáticos.
Ledo engano.
O Império Romano caiu e os césares passaram. Roma se tornou a sede da Igreja e os cristãos se multiplicaram.
Hoje, somos nós que contemplamos as ruínas dos inimigos da Igreja, ao mesmo tempo que velamos mais um sucessor de Pedro, e aguardamos a eleição do próximo Papa.
E, nem que seja para desdenhar, também os que não creem se voltam para a Cidade Eterna, para o mausoléu de Pedro, o rude pescador que, por sua fé em Cristo, tornou-se a rocha da Igreja, e em breve terá anunciado o seu 266.º (ducentésimo sexagésimo sexto) sucessor.
Quando virmos, pois, os jornalistas e palpiteiros falando do que não entendem — porque não creem —, e até mesmo especulando, do alto de sua arrogância, que futuro poderá ter a Igreja agora, lembremos:
Eles passarão. A Igreja de Cristo, justamente porque é de Cristo, permanecerá: “As portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
Verdadeiramente, é lindo ser católico.
O que achou desse conteúdo?
Belíssimo.
Excelente e nos enche de esperança.
A Igreja é BELA, é lindo ser católica
Muito lindo!!! Emociona. É mesmo lindo ser católica. Obrigada, Senhor!
Maravilhoso. Fiquei muito emocionada. A nossa fé tem que remover montanhas.
Maravilhoso
Que mistério maravilhoso o da Santa Igreja. Eu ficaria muito feliz se o novo Santo Padre fosse anunciado bem no dia 13/05. Seria um sinal e tanto.
Eu adorei esse conteúdo.
Muitíssimo obrigada!
Que texto belíssimo! Muito obrigada a equipe CNP!!
É LINDO SER CATÓLICO!!!