Nestes dias em que o mundo inteiro olha para o Vaticano, vale a pena recontar uma história envolvendo o Cardeal Francis George, dos EUA, quando de sua participação no conclave que elegeu Bento XVI.

Naquele 19 de abril de 2005, enquanto o novo Papa era apresentado ao orbe, os repórteres ficaram curiosos com a expressão contemplativa do prelado americano, que fitava algo à sua frente, bastante concentrado. 

Cardeais reunidos após o conclave que elegeu Bento XVI. Francis George é o último à direita da imagem.

Perguntado sobre o que ocupava seus pensamentos, ele respondeu: 

Eu estava olhando na direção do Circo Máximo, do Monte Palatino, onde os imperadores romanos outrora residiam e reinavam, e de onde assistiam às perseguições dos cristãos, e pensei:

Onde estão seus sucessores? Onde está o sucessor de César Augusto? Onde está o sucessor de Marco Aurélio? E, finalmente, quem se importa?

No entanto, se você quiser ver o sucessor de Pedro, ele está bem aqui do meu lado, sorrindo e acenando para as multidões [i].

Não é belo? 

“A Crucifixão de São Pedro”, obra de Caravaggio.

Pouco menos de dois mil anos atrás, em Roma, São Pedro foi crucificado de ponta cabeça — um velho analfabeto, morrendo de forma humilhante e execrado por uma multidão sedenta de sangue. Em destaque, assistindo a tudo, estava o “divino” César, que pensava estar aniquilando uma seita de fanáticos.

Ledo engano.

O Império Romano caiu e os césares passaram. Roma se tornou a sede da Igreja e os cristãos se multiplicaram.

Hoje, somos nós que contemplamos as ruínas dos inimigos da Igreja, ao mesmo tempo que velamos mais um sucessor de Pedro, e aguardamos a eleição do próximo Papa. 

E, nem que seja para desdenhar, também os que não creem se voltam para a Cidade Eterna, para o mausoléu de Pedro, o rude pescador que, por sua fé em Cristo, tornou-se a rocha da Igreja, e em breve terá anunciado o seu 266.º (ducentésimo sexagésimo sexto) sucessor.

Quando virmos, pois, os jornalistas e palpiteiros falando do que não entendem — porque não creem —, e até mesmo especulando, do alto de sua arrogância, que futuro poderá ter a Igreja agora, lembremos: 

Eles passarão. A Igreja de Cristo, justamente porque é de Cristo, permanecerá: “As portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

Verdadeiramente, é lindo ser católico.

Referências

  1. I was gazing toward the Circus Maximus, toward the Palatine Hill where the Roman emperors once resided and reigned and looked down upon the persecution of Christians, and I thought, ‘Where are their successors? Where is the successor of Caesar Augustus? Where is the successor of Marcus Aurelius? And finally, who cares? But if you want to see the successor of Peter, he is right next to me, smiling and waving at the crowds. — Citado em: Robert Barron, Catholicism: A Journey to the Heart of the Faith. Crown Publishing Group, 2011, p. 35.

O que achou desse conteúdo?

9
43
Mais recentes
Mais antigos


JG
Juliana Gouy
7 Mai 2025

Belíssimo. 

Responder
RS
Reanne Sousa
6 Mai 2025

Excelente e nos enche de esperança. 

Responder
MB
Maria Brito
6 Mai 2025

A Igreja  é BELA, é  lindo ser católica 

Responder
DP
Denise Pontes
5 Mai 2025

Muito lindo!!! Emociona. É mesmo lindo ser católica. Obrigada, Senhor!

Responder
MM
Maria Mendonça
3 Mai 2025

Maravilhoso.  Fiquei muito emocionada. A nossa fé  tem que remover montanhas.  

Responder
JT
Janete Teixeira
29 Abr 2025

Maravilhoso 

Responder
DQ
Daniel Quirino
28 Abr 2025

Que mistério maravilhoso o da Santa Igreja. Eu ficaria muito feliz se o novo Santo Padre fosse anunciado bem no dia 13/05. Seria um sinal e tanto.

Responder
LC
Lourdes Cardoso
28 Abr 2025

Eu adorei esse conteúdo. 

Muitíssimo obrigada!

Responder
LC
Lourdes Cardoso
28 Abr 2025

Que texto belíssimo! Muito obrigada a equipe CNP!!

É LINDO SER CATÓLICO!!!

Responder