CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
00

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
(Mc 16, 9-15)

Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar.

Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”

No Evangelho de hoje, que dá continuidade ao relato das aparições de Jesus, S. Marcos nos apresenta um sumário das manifestações do Senhor ressuscitado aos seus discípulos. O evangelista recorda, antes de tudo, a aparição feita a Maria Madalena. Aquela de que haviam sido expulsos sete demônios torna-se agora mensageira da Ressurreição: “Ela”, pontua S. Marcos, “foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando”. Trata-se de uma profunda transformação, que o Senhor quer realizar também nos nossos corações. Todos nós, antes da morte de Cristo na cruz, éramos escravos de Satanás; encontrávamo-nos, como Maria Madalena, tomados pelos poderes do inferno. Mas agora, depois da vitória do Senhor sobre o demônio, tornamo-nos livres, chamados a anunciar o seu santo Nome a toda criatura. Nele e por Ele, ressuscitamos a uma vida nova — a vida da graça — e esperamos participar um dia plenamente de sua Ressurreição. Que possamos manter acesa em nossa alma essa certeza de que Cristo, vivo e glorioso, nos impele e ordena a que anunciemos a sua boa-nova, ainda que sejamos mal recebidos e até mesmo ignorados. A sua caridade nos urge! E o que são diante do seu divino amor as dificuldades e tribulações deste mundo? Fundados em Cristo e confiantes na intercessão salutar da Virgem Maria, de S. Maria Madalena e de todos os Apóstolos, tomemos a peito a missão de que o Senhor hoje nos encarrega: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”

Material para Download

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos