CNP
Christo Nihil Praeponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

322. A cegueira dos hipócritas

Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc
6, 39-42)

Naquele tempo, Jesus contou uma parábola aos discípulos: "Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho?

Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão".

Entrando em acérrima polêmica com os líderes religiosos de Israel, Jesus nos fala hoje a respeito da cegueira que é fruto da soberba. O Senhor denuncia aqui a incapacidade de eles conduzirem com retidão o povo que lhes foi confiado, justamente por serem incapazes de olhar para si mesmos, ou seja, são gente sem humildade, que anda com os olhos vendados para os próprios defeitos e imperfeições. Porque uma visão realista e sensata sobre a própria condição, o homem só pode tê-la se, humilhando-se diante de Deus, reconhece ser pecador, ser alguém pequeno, que não pode arvorar-se a mestre e guia de ninguém. O orgulho, pelo contrário, causa um como que delírio no espírito humano, pois é típico do soberbo achar-se uma "enormidade", alguém que está acima da norma, e que por isso olha os outros de cima para baixo, à maneira de quem, do alto de sua cadeira, julga e despreza o populacho. — "Hipócrita!", é a palavra que o Senhor dirige a estes que, sem tirar primeiro a trave do próprio olho, pretendem tirar o cisco do olho de seu irmão.

O verdadeiro pastor, no entanto, é aquele que se deixa pastorear; é aquele que, para levar os outros a Deus, sabe que é ele, em primeiro lugar, que precisa ser conduzido ao trono da graça. Só pode ser mestre, pois, quem antes se faz discípulo; só pode guiar quem antes, humildemente, se deixa ser guiado. Disto se percebe que a virtude da humildade, longe de rebaixar a pessoa, exalta-a, porque lhe dá o espírito necessário para ser líder e guia dos demais: "Todo discípulo bem formado", com efeito, "será como o Mestre", que se humilhou até ao extremo para que nós, que nada somos, nos tornássemos filhos do Altíssimo. Peçamos hoje a Deus que nos introduza na luz da verdade e nos conceda, por sua bondade infinita, a humildade de que precisamos para, santificando-nos nEle, atrairmos para o amor de Cristo uma multidão de outras almas. No final de nossa oração, dirijamos o olhar à Virgem Santíssima, que, por fazer-se escrava do Senhor, mereceu tornar-se Rainha do Céu e Mãe de todos os cristãos.

Download do Material

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.