CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc
24, 35-48)

Naquele tempo, os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: "A paz esteja convosco!"

Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. Mas Jesus disse: "Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho".

E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: "Tendes aqui alguma coisa para comer?" Deram-lhe um pedaço de peixe assado. Ele o tomou e comeu diante deles. Depois disse-lhes: "São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos".

Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, e lhes disse: "Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sereis testemunhas de tudo isso".

O encontro que os Apóstolos tiveram com o Cristo Ressuscitado de forma visível e palpável, também nós o podemos ter de maneira espiritual por meio da fé e da leitura, meditada e orante, das SS. Escrituras. Nelas, com efeito, o mesmo Cristo está presente, pois dEle falaram Moisés e os Profetas e a Ele canta, em tons tão variados, o salmista. Por isso, o Evangelho de hoje nos convida a pedir ao Senhor que, tal como fizera com os Onze pouco antes de ascender aos céus, abra também o nosso entendimento para podermos encontrá-lO no Texto Sagrado, ditado pelo Espírito que procede dEle e do Pai. Não se trata, porém, de estudar a Bíblia de modo acadêmico ou de adquirir uma vasta cultura escriturística; tudo isso é bom e recomendável aos que podem dedicar-se a este tipo de pesquisa. O que é verdadeiramente imprescindível, se queremos viver a fundo o nosso Batismo, é saber "ruminar" as Escrituras, tê-las sempre bem presentes ao coração, quase de memória, para que, iluminados pela luz sobrenatural da fé, possamos identificar em cada uma de suas passagens a presença — às vezes clara e evidente, às vezes silenciosa e discreta — do Senhor Ressuscitado. Que Ele nos abra, pois, a inteligência e nos ajude a encontrá-lO, a Ele que é Palavra viva do Pai, na Palavra escrita de Deus.

Material para Download
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.