CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
01

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc
24, 35-48)

Naquele tempo, os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: "A paz esteja convosco!"

Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. Mas Jesus disse: "Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho".

E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: "Tendes aqui alguma coisa para comer?" Deram-lhe um pedaço de peixe assado. Ele o tomou e comeu diante deles. Depois disse-lhes: "São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos".

Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, e lhes disse: "Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sereis testemunhas de tudo isso".

O encontro que os Apóstolos tiveram com o Cristo Ressuscitado de forma visível e palpável, também nós o podemos ter de maneira espiritual por meio da fé e da leitura, meditada e orante, das SS. Escrituras. Nelas, com efeito, o mesmo Cristo está presente, pois dEle falaram Moisés e os Profetas e a Ele canta, em tons tão variados, o salmista. Por isso, o Evangelho de hoje nos convida a pedir ao Senhor que, tal como fizera com os Onze pouco antes de ascender aos céus, abra também o nosso entendimento para podermos encontrá-lO no Texto Sagrado, ditado pelo Espírito que procede dEle e do Pai. Não se trata, porém, de estudar a Bíblia de modo acadêmico ou de adquirir uma vasta cultura escriturística; tudo isso é bom e recomendável aos que podem dedicar-se a este tipo de pesquisa. O que é verdadeiramente imprescindível, se queremos viver a fundo o nosso Batismo, é saber "ruminar" as Escrituras, tê-las sempre bem presentes ao coração, quase de memória, para que, iluminados pela luz sobrenatural da fé, possamos identificar em cada uma de suas passagens a presença — às vezes clara e evidente, às vezes silenciosa e discreta — do Senhor Ressuscitado. Que Ele nos abra, pois, a inteligência e nos ajude a encontrá-lO, a Ele que é Palavra viva do Pai, na Palavra escrita de Deus.

Material para Download

O que achou desse conteúdo?

0
1
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos