CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
00

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt
5, 17-19)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra.

Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus".

Nosso Senhor, Verbo feito carne, veio ao mundo para redimir-nos e dar pleno cumprimento àquela palavra revelada, aos poucos, no Antigo Testamento. Não se trata, porém, de uma palavra qualquer, mas de uma pessoa, o próprio Cristo, cujas feições o Espírito Santo ia insinuado, com traços cada vez mais nítidos, aos que ainda esperavam o Messias tão aguardado. Essa dinâmica entre os dois Testamentos, que se relacionam como uma imagem com a realidade retratada, como uma promessa com o seu cabal cumprimento, se reflete, de modo análogo, também no nosso caminho de progresso espiritual. O engatinhar na vida interior, como temos insistido, começa pela , cujos conteúdos nucleares estão nas Escrituras; precisamos pedir, antes de tudo e com santa insistência, que Deus nos dê justamente aquilo sem o qual não podemos agradá-lO.

É iluminados pela fé e pela luz sobrenatural da graça que poderemos, então, dar os primeiros passos na vida de meditação, a qual não é mais do que uma busca sedenta pelas verdades que se encontram, como pérolas escondidas, na Palavra divina. Esse esforço de ruminar e saborear as verdades às quais a fé cristã nos dá acesso nos levará, com o auxílio de Deus, a dar-nos conta de que aquela Palavra, lida e relida, vista e revista de tantos ângulos, é na verdade uma Pessoa, viva, ressuscitada, que ilumina e aquece, que alimenta e conforta. Façamos, pois, desta Quaresma um marco decisivo em nossas vidas, um caminho de entrada no "novo testamento" em nosso relacionamento com o Senhor. Peçamos-lhe neste dia o dom da fé, um desejo ardente de verdade, luz para compreender o que Ele nos quer dizer e, por fim, persistência na vida de oração.

Material para Download

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos