CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt
5, 17-19)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra.

Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus".

Nosso Senhor, Verbo feito carne, veio ao mundo para redimir-nos e dar pleno cumprimento àquela palavra revelada, aos poucos, no Antigo Testamento. Não se trata, porém, de uma palavra qualquer, mas de uma pessoa, o próprio Cristo, cujas feições o Espírito Santo ia insinuado, com traços cada vez mais nítidos, aos que ainda esperavam o Messias tão aguardado. Essa dinâmica entre os dois Testamentos, que se relacionam como uma imagem com a realidade retratada, como uma promessa com o seu cabal cumprimento, se reflete, de modo análogo, também no nosso caminho de progresso espiritual. O engatinhar na vida interior, como temos insistido, começa pela , cujos conteúdos nucleares estão nas Escrituras; precisamos pedir, antes de tudo e com santa insistência, que Deus nos dê justamente aquilo sem o qual não podemos agradá-lO.

É iluminados pela fé e pela luz sobrenatural da graça que poderemos, então, dar os primeiros passos na vida de meditação, a qual não é mais do que uma busca sedenta pelas verdades que se encontram, como pérolas escondidas, na Palavra divina. Esse esforço de ruminar e saborear as verdades às quais a fé cristã nos dá acesso nos levará, com o auxílio de Deus, a dar-nos conta de que aquela Palavra, lida e relida, vista e revista de tantos ângulos, é na verdade uma Pessoa, viva, ressuscitada, que ilumina e aquece, que alimenta e conforta. Façamos, pois, desta Quaresma um marco decisivo em nossas vidas, um caminho de entrada no "novo testamento" em nosso relacionamento com o Senhor. Peçamos-lhe neste dia o dom da fé, um desejo ardente de verdade, luz para compreender o que Ele nos quer dizer e, por fim, persistência na vida de oração.

Material para Download
Texto do episódioMaterial para downloadComentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.