CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
457

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 13, 44-46)

Naquele tempo disse Jesus à multidão: “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

Celebramos hoje, com grande alegria, a Festa de Santa Rosa de Lima, a primeira santa canonizada das Américas e padroeira da América Latina. O Evangelho que a Igreja nos propõe para celebrarmos esta santa descreve o núcleo da espiritualidade de sua vida: o tesouro escondido. E o que seria esse tesouro? É Deus, que nos chama e, ao mesmo tempo, esconde-se na fé, pois deseja ser buscado por nós; ser verdadeiramente o objeto dos nossos desejos.

Santa Rosa de Lima, que, por sua beleza e seus talentos, teria um futuro promissor, faz a experiência da fé de encontrar o tesouro escondido, que é Jesus. No entanto, na parábola, existe um detalhe: não é somente uma questão de busca, não significa apenas investigar para saber onde Cristo se esconde.

Ora, um homem que encontra o tesouro escondido vai e alegremente vende tudo o que tem para adquiri-lo. Por isso, só é possível trilharmos o caminho da santidade se nos desapegarmos deste mundo e buscarmos Nosso Senhor ainda nesta vida.

Para encontrar um tesouro dentro de uma caverna, por exemplo, precisaríamos entrar nesse lugar e, com isso, esconder-nos do mundo. Da mesma forma é com Cristo: devemos nos esconder junto com Ele, ignorando as coisas terrenas que deixamos para trás.

Então, neste pequeno versículo do Evangelho, enxergamos uma riqueza espiritual e uma abundância de pequenos detalhes que mostram o itinerário espiritual pelo qual nós podemos ser santos.

A vocação para a santidade é tão universal que o Papa Clemente X, por achar que já havia excessivas canonizações, decidira que não ia fazer mais nenhuma em seu pontificado. Entretanto, milagrosamente apareceram rosas caindo diante do Papa e ele viu aquilo como um sinal de Santa Rosa de Lima, de que ele precisava canonizá-la. 

Que alegria saber que, na nossa América Latina, brotaram rosas de santidade. Mas também nós precisamos trilhar esse caminho percorrido por Santa Rosa. Portanto, peçamos a esta santa que nos ajude a desapegarmos de tudo aquilo que pertence a este  mundo, a fim de estarmos com o tesouro mais precioso, belo e inestimável que existe: Jesus Cristo.

O que achou desse conteúdo?

4
57
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos