CNP
Christo Nihil Praeponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

401. A Santa Casa de Loreto

Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt
17, 10-13)

Ao descerem do monte, os discípulos perguntaram a Jesus: "Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?" Jesus respondeu: "Elias vem e colocará tudo em ordem. Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles". Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.

Neste sábado, recordamos e celebramos um acontecimento histórico pouco conhecido nos nossos dias: a translação milagrosa da Santa Casa de Loreto. Venerada pelos cristãos por muitos séculos, a Santa Casa de Nazaré — em que a Virgem Maria recebeu o Anúncio do Anjo e a Sagrada Família viveu — foi transportada milagrosamente no século XIII, devido à ameaça dos maometanos, primeiro para a cidade de Tersatz, situada na Dalmácia, e três anos depois, em 10 de dezembro de 1294, para Loreto, na Itália, onde permanece até hoje. De tão fascinante milagre, contudo, não faltam os céticos, apesar de sobrarem argumentos de caráter "científico", como: (1) o material geológico e a forma de construção serem típicos da região de Nazaré e desconhecidos na Itália daquela época, (2) a ausência de fundamentos para as paredes, que foram colocadas diretamente sobre o chão e ainda permanecem de pé, (3) as dimensões da Santa Casa corresponderem às fundações de Nazaré etc. Aproximando-nos, portanto, do Natal do Menino Deus, celebremos com gratidão e grande alegria a Misericórdia do Pai em nos dar um Salvador, que nasceu e viveu na Santa Família de Nazaré, e hoje deseja nascer e viver nas nossas famílias.

Download do Material

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.