CNP
Christo Nihil Praeponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

461. A Transfiguração e a nossa vida de oração

A Transfiguração é um convite que Jesus dirige aos homens de todos os tempos, para que, já nesta terra, tenhamos pela fé a experiência daquela glória que contemplaremos por toda a eternidade no Céu.

Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
(Mc
9, 2-13)

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: "Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias". Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: "Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!" E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. Eles observavam esta ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer "ressuscitar dos mortos". Os três discípulos perguntaram a Jesus: "Por que os mestres da Lei dizem que antes deve vir Elias?" Jesus respondeu: "De fato, antes vem Elias, para pôr tudo em ordem. Mas, como dizem as Escrituras, que o Filho do Homem deve sofrer muito e ser rejeitado? Eu, porém, vos digo: Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, exatamente como as Escrituras falaram a respeito dele".

O evento extraordinário da Transfiguração do Senhor, na qual as roupas de de Cristo "ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar", confirmam aquelas palavras com que começa o Evangelho segundo São João: Ele é, por essência, a "verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem" (Jo 1, 9). Jesus, tal como confessara São Pedro faz poucos dias, é muito mais do que um profeta; é o próprio Filho de Deus, Aquele de quem falaram Moisés, Elias e todas as Escrituras (cf. Lc 24, 27), Aquele, enfim, no qual o Pai pôs todo o seu agrado e a cujas palavras devemos estar atentos: "Escutai o que ele diz"! Que estas verdades de que hoje nos recorda o Evangelho nos estimulem a uma vida de oração ainda mais intensa e profunda, enriquecida pela Palavra sempre nova de Deus e iluminada pela luz de Cristo. Para isso, peçamos a Deus com mais fervor que enraíze em nós a virtude da fé para que, perseverando com sua santa ajuda no estado de graça, comunguemos sempre com maior proveito e possamos encontrar-nos em nossa intimidade com Jesus, verdadeiro Deus conosco (cf. Is 7, 14; Mt 1, 23).

Download do Material
Texto do episódioDownload do áudio e textoComentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.