CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
00

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 21, 34-36)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.

Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”.

Hoje, além de ser o primeiro sábado do mês, dia especialmente dedicado ao Imaculado Coração de Maria, é também um tempo de transição: acaba-se o Ano Litúrgico e tem início amanhã o Ciclo do Natal, com o primeiro domingo do Advento. Daí a oportunidade com que o Senhor nos chama hoje a atenção no Evangelho, ao dizer a seus discípulos: “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida”. Temos aqui, neste pequeno versículo, todo um programa espiritual para o Advento, tempo de penitência e de preparação para o nascimento temporal do Filho de Deus num estábulo em Belém. É preciso, pois, que nos organizemos para estas próximas semanas, que a Igreja oferece a seus filhos como uma escola de santidade e de reparação dos nossos maus hábitos. Há muitas práticas penitenciais que podemos acrescentar à nossa vida de piedade ao longo destas quatro semanas: um jejum a mais, um tempo maior de oração mental, ir à Missa com mais frequência durante a semana, dedicar ao Senhor um período maior de ação de graças após a celebração litúrgica, fazer vigílias, levantando-se mais cedo ou ir deitar-se mais tarde etc. O essencial é que não percamos a chance de amar mais a Nosso Senhor durante este tempo de preparação para o Santo Natal. Peçamos hoje à Virgem SS. que nos ajude a preparar o nosso Advento, a fim de, sóbrios e vigilantes, podermos ficar de pé diante do Filho do Homem quando Ele enfim chegar, em sua glória e majestade.

Material para Download

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos