CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
00

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc
21, 12-19)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. Todos vos odiarão por causa do meu nome. Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!"

Neste dia em que o Senhor declara aos Apóstolos que todos os odiarão por causa do seu nome, a Igreja providencialmente celebra a memória do bem-aventurado Padre Miguel Agustín Pro, martirizado no México em 23 de novembro de 1927, vítima de uma onda terrível de perseguição aos católicos. Este santo sacerdote foi em vida um exemplo extraordinário de apóstolo e, na hora da morte, um modelo perfeito de imitação do Senhor, perdoando aos seus algozes e usando até os últimos momentos de que dispunha para rezar. No instante derradeiro, é com os braços abertos e a Cruz de Cristo na mão esquerda que o padre Pro, como era chamado, proclama com voz forte a soberania de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. O seu brado de "Viva Cristo Rey!" ficou registrado e inspirou outras legiões de homens e mulheres a imitarem o seu gesto e oferecerem a própria vida por causa do Evangelho.

"Todos vos odiarão por causa do meu nome", profetizou o Senhor, mas também prometeu: "Vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça". Conscientes de que a divina providência nos ampara mesmo em meio aos combates e desafios desta vida, e de que nenhum sofrimento passado por amor dEle será em vão, permaneçamos firmes no caminho já percorrido pelos mártires da Igreja, na via crucis que supera a morte e conduz à verdadeira vida.

Material para Download

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos