CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
554

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 6, 20-26)

Naquele tempo, Jesus, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque havereis de rir! Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem!
Alegrai-vos, nesse dia, e exultai pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! Ai de vós que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas.

O Evangelho de hoje nos mostra as Bem-Aventuranças na versão do evangelista São Lucas. Qual é a diferença entre as Bem-Aventuranças de São Mateus e de São Lucas?

Primeiro, precisamos entender que ambos tratam de dois discursos diferentes, de duas ocasiões históricas distintas. Nas Bem-Aventuranças de São Mateus (Mt 5, 3-12), Jesus faz o Sermão da Montanha para os seus discípulos — ou seja, para aqueles que já tem fé — apresentando um caminho de santidade para aqueles que já creem e que querem generosos com Deus. Então, em São Mateus, vemos pessoas que já haviam dito o seu tímido “sim” para Deus, mas, agora, podem dizer um “sim” cheio de entusiasmo e generosidade.

Já no Evangelho de hoje, de São Lucas, Jesus está falando com as multidões. Ontem, vimos que, quando Jesus escolheu os Doze Apóstolos, Ele desceu da montanha com os discípulos para um lugar plano, e ali estava uma grande multidão, com pessoas de vários lugares diferentes, que procuravam estar com Cristo. Ele, então, dirige uma Palavra para essas pessoas que ainda não disseram o seu “sim” a Deus e estão titubeando. 

Portanto, Jesus se dirige aos discípulos, dizendo que “Bem-aventurados” são aqueles que já não buscam a felicidade aqui neste mundo, sem se preocupar com a riqueza material, o prazer carnal e a satisfação da vanglória. Contudo, Nosso Senhor também diz o contrário para aqueles que não têm fé: “Ai de vós!”, porque não disseram ainda o seu “sim” a Deus e procuram a felicidade nas coisas fúteis e mundanas, que só nos afastam do Senhor. Desse modo, Jesus está mostrando a diferença entre aqueles que já decidiram segui-lo e aqueles que ainda o procuram, mas vacilam. 

Por isso, cabe a nós respondermos em qual dos dois grupos estamos. Para os dois, Jesus sempre tem uma provocação, então lembremos: se já dissemos nosso “sim”, Cristo nos chama à perfeição, sendo mais santos e generosos. Mas, se ainda estamos titubeando em dar o nosso “sim” a Deus, que tudo nos deu em sua infinita misericórdia, precisamos encarar a verdade: ao procurar a felicidade onde ela não se encontra, estamos cavando nossa própria desgraça.

O que achou desse conteúdo?

5
54
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos