CNP
Christo Nihil Praeponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc
8, 16-18)

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: "Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto.

Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter".

"Prestai atenção à maneira como vós ouvis", adverte-nos o Senhor no Evangelho desta segunda-feira. Dando remate à parábola do semeador, Jesus conclui hoje o seu pensamento e se dirige de modo bastante específico a nós que, regenerados pelo lavacro do Batismo, nos dizemos seus discípulos. Com efeito, uma vez ouvida e recebida a Palavra de Deus, temos de fazê-la frutificar, "pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais"; precisamos recebê-la com um coração aberto à verdade, que vem quase sempre desmanchar nossas fantasias e trazer-nos à realidade. Não podemos, pois, tê-lo à maneira de um solo seco e estéril, onde a semente da Palavra cai, mas não dá fruto; onde até germina, mas é sufocada pelo sol de nossas preocupações. Os frutos da Boa-Nova de Jesus têm de manifestar-se em nossa vida concreta, dia após dia, como um lâmpada acesa num candelabro, a fim de que todos, vendo-a brilhar, glorifiquem o nosso Pai, que está nos céus. Os cristãos devemos ser luz do mundo, e não luzimos; devemos ser sal da terra, mas não salgamos. Prestemos, portanto, atenção à maneira com que ouvimos e vivemos o Evangelho no qual acreditamos. Obedientes às palavras do Salvador e cumprindo, com o auxílio de sua graça, os mandamentos da Lei, enxuguemos hoje, aniversário de sua aparição em La Salette, as lágrimas maternais de Nossa Senhora.

Download do Material

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.