CNP
Christo Nihil Praeponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

265. Como ovelhas sem pastor

Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt
9, 32-38)

Naquele tempo, apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: "Nunca se viu coisa igual em Israel". Os fariseus, porém, diziam: "É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios".

Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo o tipo de doença e enfermidade. Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: "A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!"

O demônio, lembra-nos São Pedro, anda ao redor de nós "como um leão que ruge, buscando a quem devorar" (1Pd 5, 8). Para não cairmos nas mãos do nosso adversário, o Senhor quis confiar-nos aos pastores do seu rebanho: em primeiro lugar, aos Apóstolos, fundamentos da Igreja e testemunhas oculares da Ressurreição; em segundo, aos Bispos, sucessores dos Apóstolos e encarregados de apascentar a Igreja de Deus (cf. Concílio Vaticano II, Lumen Gentium, n. 20); por fim, aos presbíteros, empenhados em pregar o Evangelho e "celebrar o culto divino, como verdadeiros sacerdotes do Novo Testamento" (Id., n. 28). Unindo os operários de sua messe pelos vínculos de um íntima fraternidade sacramental (cf. CIC 1568), Cristo deseja ao mesmo tempo que nós, pequenas ovelhas de sua grei, rezemos para que Ele nos envie pastores segundo o seu Coração: "A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!" Dediquemos este dia a rezar de modo especial pelas vocações. Oremos também ao Senhor que santifique o Bispo de nossa diocese, fazendo-o humilde servidor daqueles que governa. Que a Virgem Maria, Regina Apostolorum, proteja todos os que Deus, em sua Providência, escolheu como ministros e dispensadores dos seus Mistérios. — Enviai, Senhor, trabalhadores santos para a vossa messe!

Download do Material

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.