CNP
Christo Nihil Praeponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

340. “Deus escolhe o vil e desprezível”

Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc
10, 13-16)

Naquele tempo, disse Jesus: "Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. Ai de ti, Carfanaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou".

Deus escolhe o que é vil e desprezível aos olhos dos homens para ali esconder o seu tesouro e realizar suas obras grandiosas. Pois não foi em Jerusalém, capital política e religiosa de Israel, que Jesus quis fazer a sua morada e operar seus prodígios, mas na humilde Cafarnaum, esquecida às margens do Mar da Galiléia. Assim também o Senhor age pela graça nas almas que mais são do seu agrado; com efeito, Ele não costuma escolher — e aí está a história para prová-lo — altos dignitários, postos nas primeiras filas da hierarquia eclesiástica, para deles tirar os santos que mais resplandecem no céu da cristandade. É claro que houve e há, sim, almas de inegável santidade elevadas a posições de destaque na vida e governo da Igreja — papas, cardeais, bispos, prelados etc. É, no entanto, no coração dos que, no mundo, são tidos por estultos e fracos que Ele faz brotar um amor insuspeitável, verdadeiramente heróico, que supera e desafia a "sabedoria" deste século. Porque "a loucura de Deus", diz o Apóstolo, "é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens" (1Cor 1, 25). Tendo presente esta verdade, preparemo-nos neste dia para celebrar amanhã a memória de Santa Teresinha do Menino Jesus, alma pequena e sem importância para a tolice do mundo, mas grande e valiosa aos olhos do Altíssimo.

Download do Material

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.