CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
00

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
(Jo 3, 1-8)

Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”.

Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?”

Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.

COLÓQUIO DE CRISTO COM NICODEMOS [1]. — Ponto 1. — “Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, que foi ter com Jesus, de noite” (Jo 3, 1-2). Movido pela autoridade e o zelo que Cristo mostrou ao expulsar do Templo os vendilhões, creu Nicodemos que Jesus era mais do que um simples homem. “De fato”, disse, “ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele” (Jo 3, 2). Vê a força que tem o zelo para atrair as almas, mesmo as orgulhosas e as que se creem cheias de sabedoria. “Foi ter com Jesus, de noite”, por medo e respeito aos judeus, seus pares, o que talvez se possa desculpar em quem ainda não conhecia a Cristo. Como, porém, hão de tolerar-se respeitos humanos em ti, que professas ser discípulo dEle? Quem dá mais valor aos homens do que a Deus será por Deus rejeitado.

Ponto 2. — “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus” (Jo 3, 2). Tu também crês que Ele veio como Mestre? Se crês, por que progrides tão pouco? Porque, em vez de escutares com atenção a quem te quer ensinar, te distrais e entreténs com vaidades e desejos terrenos. Não crês seriamente no que ouves, com fé viva e atual. Não pões em prática a doutrina, sempre lânguido na hora de atuar. Se queres progredir, emenda-te.

Ponto 3. — “Jesus respondeu: ‘Se alguém não nasce do alto’ (Jo 3, 3). Escuta o que Cristo ensina: 1. o Batismo na água e no Espírito Santo, por sua necessidade; 2. o mistério da Encarnação: “De tal modo Deus amou o mundo” etc. (Jo 3, 16), e da Paixão: “Como Moisés levantou a serpente” (Jo 3, 14), porque são estes  os principais motivos para amarmos a Deus e imitarmos o seu amor. Repara ainda na docilidade de Nicodemos, que desde então se declarou abertamente discípulo de Jesus, assim perseverando até o fim, a ponto de dar sepultura ao Corpo de Cristo, enquanto os Apóstolos, aterrados, se punham em debandada. Se fora sincero o teu amor, professarias sem medo tua fé em público, reputando como lixo todo respeito humano, dando de ombros às falsas doutrinas do mundo etc.

Referências

  1. Tradução adaptada de Nicolaus von Avancini, Vita et doctrina Jesu Christi, apud Joannem Blaeu, & viduam Alex. Harttung, 1673, pp. 282-283.
Material para Download

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos