CNP
Christo Nihil Praeponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
(Mc 16, 15-18)

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

A Igreja celebra hoje a conversão de S. Paulo, Apóstolo dos gentios. E, ao propor-nos à consideração esse episódio importantíssimo na história do cristianismo, a Santa Madre Igreja nos faz recordar que o bem que Deus faz a um dos nossos irmãos redunda também em nosso favor. De fato, o que seria de nós, que fomos tirados da gentilidade e insertos no Corpo de Cristo, onde não há nem judeu nem pagão, nem senhor nem escravo, nem homem nem mulher, se não fosse a conversão de S. Paulo? Deus, com efeito, o chamou à fé em Cristo pensando não apenas no bem dele, mas no de todos os que, pela pregação apostólica, chegaríamos um dia ao conhecimento da verdade, que é o Filho encarnado. Foi com S. Paulo que começou efetivamente a história da evangelização da Europa, a começar pela comunidade grega de Filipos, daí se expandindo a outras regiões até chegar a Portugal, donde veio ser anunciada no Brasil, pela primeira vez, a mensagem do Evangelho. Alcançado por Cristo (cf. Fl 3, 12), a história de S. Paulo também nos recorda que é Deus quem por primeiro vem ao nosso encontro, precedendo-nos com a sua graça, pois nós sequer o poderíamos buscar se Ele antes não nos movesse a isso; e já que por Ele fomos alcançados, temos de seguir o exemplo do Apóstolo e, esquecendo-nos de tudo o que está para trás, lançar-nos para o que vem à frente (cf. Fl 3, 13), para ver se alcançamos no céu o gozo de Cristo, que é a nossa meta, o nosso prêmio (cf. Fl 3, 14), aquilo em comparação com o qual tudo não passa de esterco (cf. Fl 3, 8). — S. Paulo, Apóstolo, rogai por nós!

Download do Material
Texto do episódioDownloadsComentários

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.