CNP
Christo Nihil Praeponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 13, 44-46)

Naquele tempo disse Jesus à multidão: “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

A Igreja celebra neste dia a festa de S. Rosa de Lima, primeira mulher das Américas a ser canonizada, honrada também com o título de Padroeira da América Latina. O Evangelho que hoje nos é proposto à reflexão descreve de forma bem precisa aquilo que é o centro da espiritualidade e, portanto, o núcleo da santidade cristã, vivida por S. Rosa e por todos os demais santos da Igreja Católica: Deus é um tesouro escondido, que nos atrai pela riqueza inabarcável de seu conteúdo, mas nos exige, em contrapartida, uma renúncia decidida aos “bens” deste mundo. Ele se esconde sob o véu da fé, qual um tesouro enterrado no campo, e só pode ser encontrado e desfrutado por quem se dispõe a ir, vender com alegria tudo o que tem e comprar “aquele campo”. Não há outro caminho. Deus nos chama, deseja ser descoberto no silêncio da oração confiante, mas não se deixará possuir por quem estiver apegado às realidades terrenas, não porque estas sejam más em si mesmas, mas porque a santidade requer “escolher a melhor parte”, o que equivale, obviamente, a deixar de lado a pior, as “pérolas preciosas” que passarão com a figura deste século. Que o Senhor, por intercessão de S. Rosa de Lima, sob cujo patrocínio se encontra também o nosso país, conceda-nos a graça de o buscarmos ocultamente na fé e, com total desapego, sabermos a nada dar mais valor do que a Cristo, o próprio Reino feito carne.

Download do Material
Texto do episódioDownload do áudio e textoComentários

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.