CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Festa de São Mateus, Apóstolo e Evangelista

São Mateus, cuja memória hoje celebramos, foi escolhido dentre os pecadores mais odiados do povo judeu, os publicanos, para ser, não um qualquer, mas um grande santo, Apóstolo e Evangelista.

Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt
9, 9-13)

Naquele tempo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: "Segue-me!" Ele se levantou e seguiu a Jesus.

Enquanto Jesus estava à mesa, na casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: "Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?"

Jesus ouviu a pergunta e respondeu: "Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: 'Quero misericórdia e não sacrifício'. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores".

São Mateus, Apóstolo e Evangelista, que, antes de se tornar discípulo fora cobrador de impostos — um dos chamados publicanos —, foi iluminado pela presença envolvente de Cristo. "Segue-me", disse-lhe o Senhor, e ele, sem pestanejar, "levantou-se e o seguiu" (Mt 9, 9). Surpreendido em meio à sua avareza, Mateus se deixou atingir por esta luz que converte e, apesar de se saber um ganancioso explorador do povo, não receou seguir Aquele que o quis e, movido em suas entranhas de misericórdias, foi buscá-lo no meio dos pecadores. O encontro de Jesus com Mateus, assim como o olhar penetrante que o Senhor lhe dirigiu, é também o nosso encontro com Ele, é ocasião de nós nos deixarmos descobrir pelo olhar revelador de Cristo. Que possamos hoje, apoiados na intercessão de São Mateus, fazer a experiência deste encontro. Nós, que não nos amamos nem nos escolheríamos, fomos, sim, amados e escolhidos: "Segue-me", a fim de vivermos, não os pecados em que estávamos imersos, mas uma vida de verdadeira santidade e apostolado, na qual possa brilhar a olhos vistos a luz de Cristo, nosso Salvador.

Material para Download
Texto do episódioMaterial para downloadComentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.