CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
00

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 6,12-19)

Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.

Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

Celebramos hoje a festa de dois dos Doze Apóstolos chamados por Nosso Senhor: São Simão, o cananeu, e São Judas Tadeu. Ainda que muitos católicos não os conheçam, devemos também a eles a fé íntegra que professamos, pois guardaram e transmitiram até o derramamento do sangue, com a ajuda do Espírito Santo, a santa doutrina que escutaram e a Pessoa Divina que tocaram, motivo por que nos alegramos de pertencer à Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica, fundada pelo próprio Verbo Encarnado. Celebramo-los no mesmo dia porque, além de serem sempre mencionados um após o outro nas listas dos Doze (cf. Mt 10, 4; Mc 3, 18; Lc 6, 15; Act 1, 13) e estarem atualmente sepultados na mesma capela de São José, dentro da Basílica de São Pedro, os dois evangelizaram na região da Pérsia e juntos foram martirizados. De fato, aquilo que lemos na carta de poucos versículos atribuída a São Judas Tadeu — que é mais conhecido popularmente e chamado de o 'santo das causas impossíveis' —, é justamente o que estes dois Apóstolos viveram e que também nós somos chamados a viver: pelejar pela fé, confiada uma vez para sempre aos santos (Jd 3). Peçamos, assim, a São Simão e São Judas Tadeu a graça de mantermos firme e guardarmos até o sangue a fé apostólica!

Material para Download

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos