CNP
Christo Nihil Praeponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

357. Fogo sobre a terra

Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 12, 49-53)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra! Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra."

No Evangelho de hoje, Jesus nos descreve a sua missão de uma maneira abrasada e um tanto enigmática. "Eu vim para lançar fogo sobre a terra", disse o Senhor, e ainda: "Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra". Jesus anseia, tem pressa! E por quê? Porque nos ama e quer o nosso amor, quer a nossa salvação! De fato, será depois do batismo de Sua Paixão que o fogo do amor de Deus, o Espírito Santo, será ateado nos corações que creem, a fim de que, como o ouro é purgado no fogo, sejam eles purificados de todo pecado e imperfeição. Porém, o efeito dessa transformação salvífica é dramático e inevitável, como acrescentou o Senhor: "Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão". Pois a paz que o Cristo nos trouxe é da comunhão com Deus, a qual provoca inevitavelmente o rompimento com o mundo e com os que rejeitam o Senhor, o que não significa abandonar aqueles em quem ainda esperamos ver o fogo de Deus incendido. Por isso, lembremo-nos: o Senhor tem pressa! Tenhamos também nós a pressa de sermos totalmente consumidos pelo Amor de Deus e o desejo ardente de levar aos outros o mesmo Amor que recebemos.

Download do Material

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.