CNP
Christo Nihil Praeponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 11, 28-30)

Naquele tempo, disse Jesus: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

Hoje, de braços e Coração abertos, Jesus brada: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso”. Nestas palavras, podemos considerar quatro pontos. Em primeiro lugar, a humanidade, sem Cristo, jaz oprimida debaixo de um fardo insuportável: o pecado e o egoísmo, que nos destroem e escravizam. Em segundo, Jesus apresenta-se como nosso Amigo, que nos ama e quer de verdade, como nem nós mesmos podemos nos amar. Em terceiro lugar, é Ele o bom samaritano que, descendo da Jerusalém celeste, encontra o ser humano à beira do caminho, espoliado da graça do Espírito Santo. Por fim, a solução para a miséria em que nos encontramos consiste em trocar de fardos: sacudir o do pecado e assumir generosamente o da caridade, que é o jugo suave do qual nos fala o Senhor. O cansaço desta vida, pois, só encontra remédio na imitação do Coração manso e humilde de Cristo, cujas virtudes tornam, não já suportáveis, mas inclusive doces e amáveis os maiores sacrifícios. Por isso, peçamos-lhe hoje em oração que nos dê, antes de tudo, humildade para reconhecermos o nada que somos, pois só vivemos de sua misericórdia; e, enfim, mansidão, a fim de o amarmos nas dificuldades e na paciência que devemos ao próximo. — Dai-nos, ó Senhor, um coração semelhante ao vosso!

Download do Material
Texto do episódioDownload do áudio e textoComentários

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.