CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc
1, 26-38)

Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!"

Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim".

Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?" O anjo respondeu: "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível".

Maria, então, disse: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" E o anjo retirou-se.

Hoje coincidem dois eventos importantes: por um lado, é Memória de Nossa Senhora do Rosário; por outro, é o primeiro sábado do mês de outubro.. De modo que temos neste dia uma ocasião mais do que especial para desagravarmos os pecados cometidos contra o doce e Imaculado Coração de Maria. Foi, aliás, com o título de Nossa Senhora do Rosário que a Virgem Santíssima apareceu aos três pastorinhos em Fátima, e foi justamente à irmã Lúcia que Maria pediu que se propagasse a devoção dos cinco primeiros sábados do mês. Daqui uma semana, além disso, comemoraremos o centenário do estupendo milagre do sol, ocorrido em Portugal no ano de 1917. Esse fenômeno sobrenatural, por sua vez, nos traz à memória aquelas palavras do Apocalipse de S. João: "Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas" (Ap 12, 1). Apresentada em meio a uma batalha contra a antiga serpente, essa Mulher luta ao lado de seu Filho, do qual somos membros, e a melhor arma de que dispomos para entrar em combate, nesta intensa guerra espiritual, é o Santíssimo Rosário. Maria vai, pois, à nossa frente, como general do exército de Cristo, conduzindo atrás de si toda a milícia dos que rezam fielmente o Santo Terço. Assim como, há quase quinhentos anos, os cristãos venceram com base em súplicas dirigidas à Virgem as invasões otomanas, assim também nós, nesses tempos em que tantos inimigos querem amordaçar a Igreja e calar a pregação evangélica, armemo-nos com o nosso Terço e, de joelhos no chão, rezemos todos os dias esta que é a mais grata oração a Nossa Senhora e a mais poderosa devoção das almas fiéis.

Material para Download
Texto do episódioMaterial para downloadComentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.