CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Memória de Santa Beatriz da Silva, Virgem

Sob o rosto formoso de S. Beatriz, que tanta inveja causara na corte, se escondia uma fisionomia ainda mais bela: a das virtudes que ornam as almas devotas e, especialmente, as consagradas à Virgem Santíssima.

Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 4, 31-37)

Naquele tempo, Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: “Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!”

Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.

Nascida em 1424 na vila de Campo Maior, em Portugal, S. Beatriz da Silva foi a oitava filha de um dos principais nobres da região, Rui Gomes da Silva. Descendente de duas casas senhoriais portuguesas, passou boa parte da juventude na Corte de Castela e Leão, como ama e confidente da então infanta d. Isabel. Esta, roída de inveja pela beleza singular de Beatriz, decidiu matá-la por asfixia, trancando-a num baú. Ali trancafiada, a jovem portuguesa, depois de orar fervorosamente por três dias e pedir a Deus que perdoasse à sua assassina, teve uma visão da Virgem SS., que prometeu salvar-lhe a vida desde que ela fundasse uma ordem de religiosas consagradas à Imaculada Conceição. Os cortesãos, dando por sua falta, acabam por encontrá-la não só viva, mas com o rosto resplandecente e fulgurante. Solta, Beatriz começa a dedicar-se, e isto por longos anos, à vida contemplativa e funda, já reunido um grupo de doze mulheres, a Ordem da Imaculada Conceição, aprovada em 1489 pelo Papa Inocêncio VIII. A formosura de seu rosto, que tanto problema causara entre os nobres e mundanos, foi assim coberta com o véu da modéstia, do recolhimento, da humildade, da entrega total a Cristo, esposo das almas. — Que Santa Beatriz da Silva interceda por nós do alto do céu e nos alcance a graça de termos um coração mais semelhante ao Imaculado Coração de nossa Mãe SS. e um rosto em que transpareça a beleza das virtudes, sobretudo da caridade.

Material para Download
Texto do episódioMaterial para downloadComentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.