CNP
Christo Nihil Praeponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

572. Memória de Santo Ireneu de Lião

Celebramos hoje a memória de Santo Ireneu de Lião, bispo e mártir que empreendeu seus melhores esforços para defender a fé católica e derramou o próprio sangue, em coroamento de seus inúmeros trabalhos, por amor ao Nome de Cristo.

Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt
7, 15-20)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. 1oda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis".

Celebramos hoje a memória de Santo Ireneu de Lião, bispo e mártir que empreendeu seus melhores esforços para defender a fé católica e derramou o próprio sangue, em coroamento de seus inúmeros trabalhos, por amor ao Nome de Cristo. É dele a conhecida obra Adversus Hæreses, um conjunto de escritos dedicados a combater as heresias que rondavam os primeiros cristãos e, deste modo, guardar intacta a fé ortodoxa, transmitida pelos Apóstolos. Daí a palavra que o Evangelho nos dirige nesta terça-feira: "Cuidado com os falsos profetas", com os que disseminam entre os fiéis idéias falsas e contrárias ao que a Igreja crê e ensina. Pois é da retidão da fé verdadeira que deve nascer a retidão de uma vida limpa. Somos, com efeito, ramos de Cristo, e é a fé o vínculo que a Ele nos une; se a temos, portanto, reta e saudável, santa será a vida que receberemos da Videira; se for verdadeiramente católica a nossa fé, então seremos verdadeiros membros do Corpo de Cristo, que é a Igreja. É esse o único canal que nos liga ao Senhor, e é por meio dele que recebemos a graça de ver as verdades em que cremos transformadas em obras de amor e caridade. Peçamos a Jesus que, por intercessão de Santo Ireneu de Lião, enraíze ainda mais em nossa alma este que é o fundamento e o começo da santidade, dom que Deus quer, por libérrima generosidade, infundir nos que cooperam humildemente com a sua graça.

Download do Material
Texto do episódioDownload do áudio e textoComentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.