CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
00

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc
17, 20-25)

Naquele tempo, os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: "O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: 'Está aqui' ou 'Está ali', porque o Reino de Deus está entre vós".

E Jesus disse aos discípulos: "Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. As pessoas vos dirão: 'Ele está ali' ou 'Ele está aqui'. Não deveis ir, nem correr atrás. Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração".

O Papa São Leão Magno, Doutor cuja memória a Igreja hoje celebra em todo o mundo, viveu num momento delicado da história eclesiástica. Foi no século V, com efeito, que surgiram duas das heresias mais daninhas por que já se viu ameaçada a fé cristã: o nestorianismo e o monofisismo de Eutiques e Dióscoro de Alexandria. Levantando-se contra tais desvios, São Leão Magno defendeu com coragem e precisão o que sempre creram e hão de crer os que se mantêm fiéis à pregação apostólica: as naturezas humana e divina se encontram hipostaticamente unidas em Cristo Jesus — isto é, na unidade da única e mesma pessoa do Verbo —, sem se confundirem ou mesclarem, preservando cada uma delas o que lhe é próprio e característico. Também entre os seus feitos, exemplos de prudência pastoral e política, conta-se o ter dissuadido Átila, o Huno, de invadir a Itália em 452. Peçamos pois a este santo Doutor que, por sua intercessão, nos alcance de Cristo a graça de professarmos a fé ortodoxa com firme confiança, a fim de que, submetendo ao Senhor nossa inteligência e vontade, deixemos que o seu amor vença o bárbaro que ainda habita em nós.

Material para Download

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos