CNP
Christo Nihil Praeponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 12, 14-21)

Naquele tempo, os fariseus saíram e tomaram a decisão de matar Jesus. Ao saber disso, Jesus retirou-se dali. Grandes multidões o seguiram, e ele curou a todos. Advertiu-os, no entanto, de que não dissessem quem ele era. Assim se cumpriu o que foi dito pelo profeta Isaías: “Eis o meu servo, que escolhi; o meu amado, no qual está meu agrado; farei repousar sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará às nações o direito. Ele não discutirá, nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas praças. Não quebrará o caniço rachado, nem apagará a mecha que ainda fumega, até que faça triunfar o direito. Em seu nome as nações depositarão sua esperança”.

Celebramos hoje a memória litúrgica de S. Lourenço de Brindisi, frade capuchinho declarado Doutor da Igreja em 1959 pelo pontífice então reinante, S. João XXIII, através do breve apostólico “Celsitudo ex humilitate” (cf. AAS 51 [1959] 456-461). Nascido em 1559, S. Lourenço viveu em uma época de acesas polêmicas não só contra os protestantes, cuja “reforma” tanto mal vinha fazendo à cristandade européia, mais ainda contra os judeus. Dotado de capacidades singulares e únicas, o santo capuchinho chegou a pregar o Evangelho às comunidades judias em hebraico, língua que ele dominava como ninguém mais em seu tempo. Tornou-se muito famoso por seus conhecimentos da S. Escritura, tão bem assimilada e memorizada que em sua extensíssima obra contam-se mais de 50.000 citações bíblicas. Em um de seus escritos mais conhecidos, o Mariale, os dogmas marianos, expostos com a unção dos santos e a clareza dos doutos, são corroborados com mais de 4.000 referências à Escritura. Defensor incansável da Imaculada Conceição e do papel singular de Nossa Senhora na economia da salvação, que S. Lourenço de Brindisi continue a nos proteger com sua intercessão e ilustrar com seus ensinamentos, a fim de podermos encontrá-lo um dia na pátria celeste, onde ele, aos pés de Maria SS., nos espera para dar ainda mais glória a Cristo, por quem e para quem tudo foi feito.

Download do Material
Texto do episódioDownload do áudio e textoComentários

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.