CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Memória de São Maximiliano Maria Kolbe

São Maximiliano Maria Kolbe, cuja memória a Igreja hoje celebra, foi um dos grandes apóstolos da consagração total à Virgem Maria. O seu método, embora difira em ênfase do de São Luís Maria Grignion de Montfort, consiste em entregar-se por completo à Imaculada e associar-se a ela no mistério de Pentecostes, para depois sair e...

Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt
17, 22-27)

Naquele tempo, quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galileia, ele lhes disse: "O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará". E os discípulos ficaram muito tristes. Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: "O vosso mestre não paga o imposto do Templo?"

Pedro respondeu; "Sim, paga". Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se, e perguntou: "Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos?" Pedro respondeu: "Dos estranhos!" Então Jesus disse: "Logo os filhos são livres. Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol, e abre a boca do primeiro peixe que pescares. Ali encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti".

Celebramos hoje com grande alegria a memória de São Maximiliano Maria Kolbe, frade franciscano que entregou a própria vida a Deus, num ato de caridosa oblação, para salvar a de um pai de família condenado a perecer em Auschwitz com outros nove prisioneiros. São Maximiliano, convém recordá-lo neste Ano Jubilar, foi também um dos grandes promotores da consagração total à Virgem Imaculada. Diferentemente do método — talvez o mais conhecido — de São Luís Maria Grignion de Montfort, centrado no mistério da Encarnação e ordenado à santificação pessoal, o de São Maximiliano encontra-se voltado, de modo particular, ao mistério de Pentecostes e tem por finalidade a missão evangelizadora. Embora os dois métodos tenham sido elaborados para fomentar nossa união com Jesus Cristo pelas mãos de Maria, há neles uma diferença de ênfase ou acento: o mártir de Auschwitz, com efeito, estava convencido de que, consagrando-nos à Virgem SS. e associando-nos a ela no Cenáculo a que desceu o Espírito Santo, poderemos atrair multidões para o Senhor. À semelhança dos Apóstolos, temos de encontrar-nos primeiro com Maria e implorar a descida do Paráclito em nossa alma para só então, inflamados de amor e apoiados nas orações de nossa Mãe sem mácula, sairmos em missão, vivendo o Evangelho e pregando-o por exemplo e palavras. — Pecadores que somos, entreguemo-nos hoje aos cuidados da Imaculada, triunfo contra toda heresia, e roguemos a São Maximiliano Maria Kolbe que nos ajude do alto do Céu a render mais frutos em nosso apostolado, seja em casa ou no trabalho, seja entre amigos ou conhecidos.

Material para Download
Texto do episódioMaterial para downloadComentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.