CNP
Christo Nihil Praeponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

612. Memória de São Maximiliano Maria Kolbe

São Maximiliano Maria Kolbe, cuja memória a Igreja hoje celebra, foi um dos grandes apóstolos da consagração total à Virgem Maria. O seu método, embora difira em ênfase do de São Luís Maria Grignion de Montfort, consiste em entregar-se por completo à Imaculada e associar-se a ela no mistério de Pentecostes, para depois sair e...

Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt
17, 22-27)

Naquele tempo, quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galileia, ele lhes disse: "O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará". E os discípulos ficaram muito tristes. Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: "O vosso mestre não paga o imposto do Templo?"

Pedro respondeu; "Sim, paga". Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se, e perguntou: "Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos?" Pedro respondeu: "Dos estranhos!" Então Jesus disse: "Logo os filhos são livres. Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol, e abre a boca do primeiro peixe que pescares. Ali encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti".

Celebramos hoje com grande alegria a memória de São Maximiliano Maria Kolbe, frade franciscano que entregou a própria vida a Deus, num ato de caridosa oblação, para salvar a de um pai de família condenado a perecer em Auschwitz com outros nove prisioneiros. São Maximiliano, convém recordá-lo neste Ano Jubilar, foi também um dos grandes promotores da consagração total à Virgem Imaculada. Diferentemente do método — talvez o mais conhecido — de São Luís Maria Grignion de Montfort, centrado no mistério da Encarnação e ordenado à santificação pessoal, o de São Maximiliano encontra-se voltado, de modo particular, ao mistério de Pentecostes e tem por finalidade a missão evangelizadora. Embora os dois métodos tenham sido elaborados para fomentar nossa união com Jesus Cristo pelas mãos de Maria, há neles uma diferença de ênfase ou acento: o mártir de Auschwitz, com efeito, estava convencido de que, consagrando-nos à Virgem SS. e associando-nos a ela no Cenáculo a que desceu o Espírito Santo, poderemos atrair multidões para o Senhor. À semelhança dos Apóstolos, temos de encontrar-nos primeiro com Maria e implorar a descida do Paráclito em nossa alma para só então, inflamados de amor e apoiados nas orações de nossa Mãe sem mácula, sairmos em missão, vivendo o Evangelho e pregando-o por exemplo e palavras. — Pecadores que somos, entreguemo-nos hoje aos cuidados da Imaculada, triunfo contra toda heresia, e roguemos a São Maximiliano Maria Kolbe que nos ajude do alto do Céu a render mais frutos em nosso apostolado, seja em casa ou no trabalho, seja entre amigos ou conhecidos.

Download do Material
Texto do episódioDownload do áudio e textoComentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.