CNP
Christo Nihil Praeponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt
18, 12-14)

Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu?

Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.

São Nicolau de Mira, cuja memória celebramos hoje e de quem a figura lendária do "Papai Noel" teve origem, nasceu na antiga cidade de Pátara, da atual Turquia, por volta do ano 270. Filho de pais nobres e muito virtuosos, seu desejo de dedicar-se a Deus brotou na mais tenra idade, fazendo-o viver inteiramente devotado à Palavra de Deus, de tal maneira que, tendo herdado, com a morte dos pais, grande fortuna, fez-se apenas um administrador daqueles bens que se tornaram dos pobres. Ao mudar-se para a cidade de Mira, onde quis viver mais secretamente, Nicolau, já muito virtuoso e de uma piedade divina, foi aclamado bispo, e logo ficou famoso tanto pelos inúmeros milagres que por ele Deus realizava quanto por sua grande caridade, da qual procediam as esmolas e os presentes "secretos" aos necessitados.

Muito venerado no Oriente e no Ocidente, São Nicolau de Mira teve, no século XIII, um devoto cuja voz instrui os seguidores de Cristo ainda hoje: Santo Tomás de Aquino. Foi num dia como este, 6 de dezembro, que o Doutor Angélico, celebrando Missa numa capela dedicada a São Nicolau, recebeu de Deus uma visão que o fez dizer, poucos meses antes de entregar sua alma a Deus: "Tudo que escrevi até hoje parece-me unicamente palha, em comparação com aquilo que vi e me foi revelado". Que presente extraordinário recebeu Santo Tomás por intercessão de São Nicolau! Neste tempo de Advento, preparando a vinda do Senhor, peçamos a São Nicolau que nos obtenha este dom de Deus: o desapego deste mundo de palha e a posse inamissível do Cristo. São Nicolau, rogai por nós!

Download do Material

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.