CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt
23, 27-32)

Naquele tempo, disse Jesus: "Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça.

Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, e dizeis: 'Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas'. Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. Completai, pois, a medida de vossos pais!"

Beatificado em 2006, na capital de Minas Gerais, mesmo lugar de que saiu para entrar na eternidade, o Padre Eustáquio van Lieshout é natural da Holanda. Veio para o Brasil depois de se fazer missionário da Congregação dos Sagrados Corações, a mesma de que fazia parte o grande São Damião de Molokai. Em 1925, ele e outros irmãos chegaram na então cidade de Água Suja — hoje Romaria —, no Triângulo Mineiro, onde ele se converteu em símbolo da fé católica, combatendo o espiritismo, que afligia as almas, e promovendo curas físicas a todos quantos tinham a graça de ser seus paroquianos. Muitas pessoas que necessitavam de ajuda, na falta de farmacêutico ou médico, procuravam Padre Eustáquio e, com o tempo, foi crescendo em todo o Brasil a sua fama de santo e taumaturgo.

Transferido para Poá, em São Paulo, e voltando depois para Minas Gerais, o Padre Eustáquio veio a falecer em Belo Horizonte, no dia 30 de agosto de 1943, vítima de uma espécie de tifo. Após sua morte, foi atribuída a ele a cura de um câncer de um devoto, constatada clinicamente e comprovada cientificamente, relato que consta no processo para sua beatificação. Padre Eustáquio costumava dizer que sua vocação era "amar e fazer amar a Deus". Peçamos, pois, a intercessão deste grande homem que passou por nossas terras, para que nos conceda a principal cura de que sempre precisamos, ainda que estejamos com os corpos saudáveis: a salvação de nossa alma e a purificação de nossos pecados.

Material para Download
Texto do episódioMaterial para downloadComentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.