CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
(Mc 8, 11-13)

Naquele tempo, os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: “Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal”. E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem.

Celebra a Igreja neste dia os fundadores da Ordem dos Servos de Maria, também conhecidos como servitas. Foi esta Ordem mendicante fundada em Florença, em 1233, pouco depois do aparecimento dos dominicanos e franciscanos, não por um homem, mas por sete, e todos santos canonizados. Pertencentes a uma confraria mariana, estes santos varões, dedicados a cantar laudes diárias à Virgem SS., tiveram dela uma visão milagrosa. Em 15 de agosto de 1233, pediu-lhes Nossa Senhora não apenas que reforçassem sua consagração a ela, mas que se empenhassem, num apostolado de reparação, a fazer ver aos homens o quanto ofendiam a Deus com os seus pecados. A ocasião deste pedido tão queixoso da Virgem dolorosa eram as lutas fratricidas que naquela época tinham lugar em Florença, palco de sangrentas disputas entre guelfos e os gibelinos, os primeiros ao lado do Papa e da casa de Welf, os segundos ao lado da casa suábia dos Stauffer. Retirados ao monte Senário para repararem, em silêncio e oração, as injúrias com que laceravam o Coração de Cristo aquelas lutas facciosas e intestinas, tiveram eles uma segunda visão de Maria, que lhes ordenou tomassem por traje um hábito negro, em sinal do luto em que se achava o céu diante dos crimes que se praticavam na terra: a difusão da heresia cátara, conflitos políticos à custa de tantas vidas, o crescimento da burguesia urbana e, com ela, do fascínio dos prazeres que pode comprar o dinheiro… Tudo isso quis a Virgem SS. que aqueles sete homens metessem no coração para, sentindo como filhos as dores que padecia sua Mãe, conduzissem o maior número de homens possível ao arrependimento. Coroada por estas sete estrelas, negras pelo hábito, mas brilhantes pelo exemplo, a Ordem cresceu rapidamente, atraindo novos servos de Maria, e a Igreja, em reconhecimento do quanto fizeram estes pioneiros da escravidão mariana, os elevou aos altares, para que neles pudéssemos venerar, tantos séculos depois, tais modelos de piedade e aspirar, também nós, à mesma glória a que eles foram elevados. — Sete santos fundadores, rogai por nós!

Material para Download
Texto do episódioMaterial para downloadComentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.