CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
538

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 6, 1-5)

Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. Então alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?”
Jesus respondeu-lhes: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”. E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”.

No Evangelho de hoje, de forma especial, Jesus fala do dia do sábado. Havia uma prescrição no Antigo Testamento de que era necessário guardar o sábado. No entanto, com o Novo Testamento e a Ressurreição de Jesus, o dia do Senhor se transferiu para o domingo; dia em que reservamos nosso tempo para Deus.

Jesus disse na conclusão do Evangelho que “o Filho do Homem”, ou seja, Ele, “é Senhor também do sábado”. Em seu sentido mais profundo, essa frase quer dizer que Cristo é a razão do sábado. Ora, qualquer um que namora ou é casado compreende que é necessário reservar um tempo para a pessoa amada ou para sua família. Assim também é com Jesus, o Esposo de todas as almas, que Ele chama a estarem mais próximas. 

Aplicando essa verdade do Evangelho para o nosso país, que hoje celebra sua independência, nós, católicos brasileiros, precisamos compreender que rezar pelo Brasil é importantíssimo para o bem dele e pelo nosso bem. Estar com Jesus, unirmo-nos a Ele e pedir-lhe misericórdia pelo nosso país e pelas nossas famílias faz com que Deus, em sua infinita compaixão, evite os males e os castigos que nós sabemos que merecemos.

O Terceiro Mandamento nos diz que Deus quer que dediquemos nosso tempo para estar com Ele, da mesma forma que um esposo amoroso dedica tempo para estar com a sua esposa. Essa é a nossa vocação. Estar com Cristo e sacrificar tempo a Ele são atitudes que geram repercussão para o bem comum de todos. Assim como no Antigo Testamento, onde as cidades condenadas de Sodoma e Gomorra poderiam ter sido salvas se houvesse nelas justos que invocassem a misericórdia de Deus, o Senhor também deseja que o Brasil e o nosso mundo sejam salvos, mas, para isso, deve haver nossa colaboração. Como dizia Santo Agostinho: “Aquele que te criou sem ti, não te salvará sem ti”. 

Portanto, neste dia da Independência do Brasil, façamos uma oração especial pelo nosso país, sobretudo honrando e rezando pelo Anjo da Guarda do Brasil, para que ele nos ajude a cumprirmos nossa vocação divina.

Deus, ao pensar no Brasil, Terra de Santa Cruz, imaginou para nós a vocação de verdadeiramente amarmos Jesus e sua Santa Igreja. Infelizmente, vemos que isso não está acontecendo, mas, mesmo assim, percebemos como Deus põe a mão sobre nosso país, evitando que ocorram catástrofes e problemas maiores. Por isso, agradeçamos imensamente a Deus e ao Santo Anjo da Guarda do Brasil pela sua bondosa proteção, e peçamos a graça de cumprirmos verdadeiramente e cada vez mais a nossa missão.

O que achou desse conteúdo?

5
38
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos