CNP
Christo Nihil Praeponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
(Jo 14, 1-6)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim. Há muitos lugares na casa de meu Pai. Se não fosse assim, eu vos teria dito, porque vou preparar um lugar para vós. E depois que eu me for e vos tiver preparado o lugar, virei outra vez e vos levarei comigo. Assim, onde eu estiver, vós estareis também. Sabeis o caminho do lugar aonde vou”. Tomé lhe disse: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como poderíamos, então, conhecer o caminho?” Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.

A pergunta que o Apóstolo S. Tomé faz hoje a Cristo: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como poderíamos, então, conhecer o caminho?”, dá-lhe a oportunidade de explicitar que a sua precedência com relação aos homens não é apenas de honra, mas também de eternidade: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. Jesus nos precede, com efeito, não só por ter subido antes ao Pai, a fim de preparar-nos uma morada ao seu lado, mas ainda por ser, conforme os desígnios eternos de Deus, o único caminho que os homens, de todos os tempos e lugares, podem seguir para chegar à bem-aventurança e unir-se à SS. Trindade. É pela humanidade de Cristo, instrumento de salvação, que fomos redimidos, e é através desta mesma humanidade que, nas bodas dos céu, celebraremos nossas núpcias eternas com o Senhor. Não há outro caminho que possamos percorrer para chegar ao Pai, que, embora nos tenha criado sem a nossa ajuda, não quer salvar-nos sem a nossa cooperação e, portanto, inserção no Corpo de seu Filho, que é a Igreja, mediante o Batismo, o vínculo da fé e a observância dos Mandamentos. Que Ele nos conceda pois a graça de, imitando as virtudes do S. Coração de Jesus, sermos configurados plenamente à imagem de seu Filho muito amado, a quem seja dada toda honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém.

Download do Material
Texto do episódioDownload do áudio e textoComentários

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.