CNP
Christo Nihil Praeponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

539. “O mundo vos odeia”

O Evangelho deste sábado nos vem recordar uma verdade pouco palatável, sobretudo nestes tempos de ingênuo otimismo: o mundo, com seus valores, máximas e princípios, odeia a Cristo e, portanto, também os que O seguem e confessam.

Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
(Jo
15, 18-21)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.

Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: 'O servo não é maior que seu senhor'. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou".

O servo, diz Jesus no Evangelho de hoje, não é maior do que o seu senhor; por isso, se perseguiram e maltrataram a Cristo, a quem servimos e obedecemos, também nos hão de perseguir e maltratar a nós; se o mundo odeia Aquele cuja palavra confessamos, também há de odiar os que a confessam e proclamam. Isto significa que a Igreja, cuja divina Cabeça foi coroada de espinhos e humilhações por aqueles mesmos que viera salvar, contará sempre com opositores e inimigos, e nós, como membros deste Corpo Místico, encontraremos, nesta ou naquela pessoa, alguma barreira aos nossos esforços de evangelização. Isso, porém, não deve nem nos desanimar no nosso apostolado nem fazer diminuir a nossa fé, já que é motivo de grande alegria poder configurar-se ao Cristo rejeitado, ao Amor infinito cuja bondade foi tão ingratamente correspondida com calúnias, blasfêmias e, enfim, a tortura da Cruz. Mantenhamo-nos firmes e fiéis ao Evangelho de Nosso Senhor e peçamos ao Espírito Santo o dom da sabedoria, a fim de podermos saborear com sentido sobrenatural o desprezo e a rejeição do mundo e pagarmos com amor o amor dAquele que nos amou crucificado.

Download do Material
Texto do episódioDownload do áudio e textoComentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.