CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
40

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 1,18-23)

A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.
José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.
Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.

Com grande alegria celebramos hoje a Festa da Natividade da Toda santa Mãe de Deus, Maria, nossa Mãe.

O que celebramos? Celebramos o nascimento da Virgem Maria. Por que a data? Porque estamos a exatamente nove meses da Imaculada Conceição. Dia 8 de dezembro celebramos a concepção ou concebimento imaculado de Nossa Senhora no ventre de Sant’Ana e, nove meses depois, o seu nascimento.

O nascimento de Maria para nós é verdadeiramente o aparecimento de uma estrela. Ela é chamada “Maris stella”, “Estrela do mar”, um dos tantos significados possíveis do nome “Maria”.

Maria é também a Estrela da manhã, aquela que precede o nascimento do Sol. Esse nome se refere ao seguinte fenômeno astronômico: uma estrela desponta no horizonte logo antes de o Sol aparecer. Na verdade, nós sabemos que não é uma estrela, mas um planeta, Vênus. De qualquer modo, como uma estrela, sempre está lá brilhando para anunciar o nascimento do Sol, que se aproxima.

É por isso que a Virgem Maria é simbolizada muitas vezes por uma estrela, como aquela que desponta no mundo e nos diz: “O Sol está perto, ele está para aparecer”. Jesus, o sol nascente que nos veio visitar, é precedido por esta bela estrela, a Virgem Maria, que aparece em nossas vidas para nos mostrar o caminho.

Ela é a nossa estrela guia. No mar, os navegantes, quando não tinham bússola, precisavam de uma estrela que lhes mostrasse o caminho, que lhes dissesse para onde estavam navegando.

Nós caminhamos neste mundo e muitas vezes não sabemos o rumo a tomar; vamos batendo a cabeça de um lado para o outro, por isso precisamos de alguém que nos oriente e nos guie. É essa Mãe Bendita, que nos toma pela mão como quem ajuda uma criança a atravessar a rua, a seguir por um caminho difícil. Ela cuida de nós e nos conduz.

Portanto, celebrar o nascimento da Virgem Maria é celebrar esta estrela que nasce para nos orientar, que nasce para nos dizer o caminho, que nasce para que não nos percamos nesta estrada.

Que bom saber que não estamos sozinhos! Que bom saber que, diante das intempéries do mundo, Jesus, antes de nos deixar e subir aos Céus, deu-nos aos pés da Cruz a sua Mãe bendita para estar conosco! Essa realidade aos pés da Cruz é algo bem real e concreto.

Se nós olharmos para o livro do Apocalipse, veremos que, no capítulo 12, aparece “um grande sinal no céu, uma mulher vestida de Sol”.

Essa mulher vestida de Sol é Ela, que depois vai conduzir os seus filhos no combate no deserto; Ela combate a serpente, o dragão cor de fogo, a antiga serpente, e  assim vai nos conduzindo no combate. Não estamos sozinhos; Ela está conosco.

A profecia se cumpriu. O que Jesus realizou aos pés da Cruz é mostrado no Apocalipse como realidade cumprida, e esta estrela, tão brilhante, que São João a descreve como “vestida de Sol”, agora ilumina os nossos passos.

Caminhemos, pois, com a Virgem Maria em  direção ao Céu. Olhemos para a Virgem Santíssima, estrela que nos conduz no caminho de Deus. Que alegria celebrar o nascimento de Nossa Mãe! Que esse nascimento seja, de fato, uma bênção para todos nós!

O que achou desse conteúdo?

4
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos