CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
(Jo
10, 1-10)

Naquele tempo, disse Jesus: "Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos".

Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Então Jesus continuou: "Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância".

A ideia de redil que perpassa toda a parábola de hoje é, sem dúvida nenhuma, uma alusão à Igreja. O rebanho de Cristo não vive disperso, como ovelhas sem curral nem pastor; pelo contrário, o Senhor tem preparado para os seus cabritinhos um aprisco seguro contra as ameças do frio, da noite e dos lobos que estão à espreita. Tendo a cada um nós bem presente em seu coração, Jesus nos adverte em seguida que há um outro tipo de perigo a que estamos sujeitos: trata-se dos ladrões e dos assaltantes, quer dizer, dos falsos profetas, dos heresiarcas e suas seitas, de todos, enfim, que, mesmo dentro do redil, pregam e ensinam um "evangelho" falso, distorcido. Para proteger-nos dos ataques destes mercenários, Jesus nos diz: "Eu sou o porta das ovelhas", ou seja, temos de entrar, por Ele, no recinto da sua única e verdadeira Igreja: é apenas lá que temos à nossa disposição os meios eficazes para nos mantermos unidos ao Bom Pastor e receber de suas próprias mãos a vida da graça que Ele nos veio dar, e dar em abundância. Somos, pois, suas ovelhas; é somente ao seu chamado que devemos dar ouvidos.

Material para Download

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.