CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
00

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt
1, 1-17)

Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi.

Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido mulher de Urias. Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias; Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.

Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze.

Com toda a Igreja, entramos hoje na semana que antecede à Vigília do Natal, e que por isso é chamada de Semana Maior, a semana santa, por assim dizer, do nascimento do Filho de Deus! Dentro destes sete dias, o tom da liturgia se torna mais solene, e as sete Antífonas — comumente chamadas de Antífonas do Ó — com as quais a Igreja, uma a cada dia, eleva ao Messias suas preces, conduzir-nos-ão nas próximas meditações à contemplação do Menino Jesus, nosso Salvador.

Na primeira Antífona, que neste dia a Igreja expectante entoa, o Senhor é invocado como Sabedoria: "Ó Sabedoria, que saístes da boca do Altíssimo, e atingis os confins de todo o universo, e com força e suavidade governais o mundo inteiro! Vinde ensinar-nos o caminho da prudência". Do presépio em Belém, aproximamo-nos maravilhados: Eis aí a Sabedoria Incriada, Aquele que governa o Universo inteiro e todas as coisas dispõe com poder e suavidade, Deus envolto em faixas e deitado numa manjedoura (Lc 2, 12), por nós homens e para a nossa salvação! Vinde, ó Sabedoria do Pai, vinde para que nos aproximemos de Vós e sejamos iluminados pela vossa luz e pela prudência que conduz à salvação!

Material para Download

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos