CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
00

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 8,16-18)

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto.

Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.

No Evangelho de hoje, Jesus tira algumas consequências da parábola dos semeadores. Você se lembra como aconteceu a questão da parábola dos semeadores? Jesus fala do semeador que saiu a semear. A semente caiu em vários tipos de terreno, produzindo efeitos diferentes até que, finalmente, quando caiu em terreno bom, deu muito fruto. Acontece que essa parábola não foi compreendida logo de início, então Jesus, privadamente para os seus Apóstolos, explicou qual era o significado dessa parábola.

Neste contexto é que faz sentido ler o Evangelho de hoje. Jesus diz assim: “Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a num candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz”. Jesus está falando claramente das parábolas, daquilo que Ele quer revelar.

Ele falou em parábolas, e o povo não compreendeu, agora Ele está falando para os discípulos e está dando a mensagem para os discípulos e dizendo: “Vejam, essa luz que vocês viram quando compreenderam a Palavra de Deus, não podem agora escondê-la. Vocês devem divulgá-la porque, com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto”.

Aqui, o primeiro ponto do Evangelho de hoje é o fato de que a Palavra de Deus é divulgada. O Evangelho deve ser pregado de cima dos telhados, “super tecta”. Todos devem ouvir. Acontece que poucos são aqueles que compreendem de fato, e poucos são aqueles para os quais brilha interiormente este Evangelho, ou seja, os que realmente compreendem.

Pois bem, aqueles que tiveram contato com a Palavra de Deus, que compreenderam e para quem o Evangelho brilhou — você creu e viu — não podem esconder isso. Jesus está dizendo: “Não há nada escondido que não vá ser revelado”. Se eu acendi no seu coração uma lâmpada; se você, ouvindo a pregação da Palavra de Deus, teve essa lâmpada acesa no seu coração, não pode colocar essa lâmpada debaixo do alqueire, debaixo de uma cobertura ou de uma vasilha. Deve colocá-la num candelabro para que todos da casa vejam esta luz.

Aí vem a exortação direta para os discípulos. Jesus diz assim: “Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis”. Precisamos agora compreender que, agora que eu tive contato com a Palavra de Deus, sou responsável: tenho e recebi algo mais, e a quem foi dado vai ser exigido. Como é que Jesus expressa essa ideia? Dizendo assim: “A quem tem alguma coisa será dado ainda mais, e àquele que não tem será tirado até mesmo aquilo que pensa ter”.

Vamos supor que, de cem pessoas que estão na igreja, muitas vão ouvem a Palavra de Deus, mas ela entra por um ouvido e sai pelo outro. Não faz efeito nenhum. Mas depois que vimos a verdade, a luz foi acesa em nosso coração. Por isso, o cuidado da forma como a escutamos, porque se ouvimos bem — se essa luz foi acesa —, “a quem foi dado será acrescentado”; se essa luz foi acesa em nós, se alimentarmos isso (pregar o Evangelho, quiser realmente ter uma vida de oração etc.) e a transmitirmos, essa luz vai cada vez nos iluminando mais.

Porém, se não agimos de forma responsável, como quem realmente sabe que viu essa luz, até o pouco que temos nos será tirado, porque a nossa fé vai minguando, vai diminuindo, a ponto de nos tornarmos uma pessoa fria, com o coração endurecido. Portanto, o Evangelho de hoje nos ensina como nós, discípulos que tivemos a experiência da fé, precisamos primeiramente pregar o Evangelho e difundi-lo, porque não podemos cobrir com a vasilha; mas também essa fé, luz interior, precisa crescer dentro de nós, porque “a quem tem vai ser acrescentado”. Se ela não crescer dentro de nós, vai diminuindo e desaparecendo até que, finalmente, se apaga.

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos