CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
450

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
(Jo 3, 7b-15)

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: “Vós deveis nascer do alto. O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”. Nicodemos perguntou: “Como é que isso pode acontecer?” Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. Se não acreditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”.

O Evangelho de hoje, retirado do terceiro capítulo de São João, continua apresentando o encontro de Jesus com Nicodemos, no qual Nosso Senhor está mostrando a transformação sobrenatural que Ele quer fazer em nossa alma.

No segundo capítulo do Evangelho de São João, Jesus faz uma transformação natural: a água se torna vinho. Hoje, porém, Ele quer mostrar a transformação espiritual que existe no “nascer do alto”; transformação pela qual todos nós precisamos passar através da fé. 

Logo no início do Evangelho de hoje, Jesus diz: “Vós deveis nascer do alto”. A palavra “do alto”, em grego, também significa “de novo”; remetendo assim a uma regeneração batismal, que infunde no homem a graça santificante e concede-lhe as virtudes sobrenaturais necessárias para que, renascido, possa agir como verdadeiro filho de Deus.

Depois, Jesus faz uma metáfora com o vento, que é o Espírito Santo. Na frase “O vento sopra onde quer”, está presente a realidade do pneuma, que, em grego, quer dizer ao mesmo tempo espírito e vento. Já na frase “E tu podes ouvir o seu ruído”, a palavra “ruído”, no original grego, é phoné, que quer dizer que podemos ouvir a voz do vento. E prossegue: “Mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”, ou seja, a todo aquele que nasceu do vento. Da mesma forma que não conseguimos controlar o vento, que é imprevisível, assim o Espírito Santo sopra onde quer. Por isso, não adianta querermos ter domínio sobre Deus. Ele é livre, inspira e age conforme a liberdade do seu amor.

Uma vez que enxergamos essa característica na ação do Espírito Santo, aumenta a possibilidade de ouvirmos a voz dele, que está ao alcance dos que estão em estado de graça, mas também dos que estão em pecado, embora de formas diferentes.

 “Não sabes de onde vem”, porque o Espírito Santo procede, por mistério, do Pai e do Filho, permanecendo em luz inacessível; “não sabemos para onde vai”, porque o Espírito Santo nos conduz à glória eterna de Deus, cuja sublimidade nenhum coração humano jamais conseguiu imaginar. 

“Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”. Portanto, se nós nascemos do Espírito Santo, devemos encontrar, em nossas vidas, essas características mencionadas hoje. Quem nasceu dele está livre do pecado; e é livre para obedecer a Deus e realizar sua vontade; essa é a liberdade dos filhos de Deus.

Assim, conseguimos perceber que, quando uma pessoa está na graça, na vida com Deus, algo muda em sua vida, e muitas vezes não sabemos de onde vem essa transformação, porque não enxergamos a presença do Espírito Santo. Por isso, peçamos ao Paráclito a graça de poder seguir sua voz, para assim alcançarmos a santidade e a vida que não acaba.

O que achou desse conteúdo?

4
50
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos