CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
(Mc
12, 28b-34)

Naquele tempo, um mestre da Lei aproximou-se de Jesus e perguntou-lhe: "Qual é o primeiro de todos os mandamentos?" Jesus respondeu: "O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes".

O mestre da Lei disse a Jesus: "Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios". Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: "Tu não estás longe do Reino de Deus". E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

O primeiro e maior de todos os mandamentos, diz Nosso Senhor, é amar a Deus sobre todas as coisas. Isto implica, na prática, que O devemos buscar não como a um bem entre os demais, mas como ao Fim último e derradeiro da nossa existência e, por conseguinte, de cada ação nossa, por mínima e aparentemente insignificante que seja. Tudo quanto fazemos — do comer ao dormir, no trabalho ou nos momentos de repouso —, façamo-lo por Deus e para Deus; tudo a Ele refiramos e a nenhum empreendimento nos ousemos entregar sem termos a Ele como meta e termo dos nossos esforços. Embora, devido à nossa condição limitada de criaturas, sejamos incapazes de O amar como Ele merece sê-lo (isto é, infinitamente), podemos e devemos amá-lO totalmente, ou seja, de todo o coração, de toda a alma, de todo o entendimento e com toda a força, ordenando ao menos habitualmente toda a nossa vida a adorá-lO, servi-lO e glorificá-lO. "Portanto", diz-nos o Apóstolos das gentes, "quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus" (1Cor 10, 31)!

Material para Download

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.