CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

“Podeis beber o cálice que eu vou beber?”

Nosso Senhor olha para os pedidos que às vezes lhe fazemos em nossas orações, e diz: “Podeis beber do cálice que eu vou beber?”. Peçamos a intercessão de São Tiago para dizer com generosidade: “Sim, podemos”.

Texto do episódio
10

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 20,20-28)

Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é que dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

Celebramos hoje a Festa do Apóstolo São Tiago, São Tiago Maior, São Tiago de Compostela. Trata-se de um dos Doze Apóstolos de Jesus e um dos primeiros chamados por Cristo. Jesus chamou inicialmente dois pares de irmãos, André e Pedro, João e Tiago, que estavam sempre no círculo mais íntimo de Jesus.

Ora, é impressionante: Pedro e João estão no círculo íntimo de Jesus, e temos muitas informações sobre a vida desses dois Apóstolos; já de Tiago sabemos de alguma coisa, mas não muito. Ele parece ficar um pouco na penumbra diante dos íntimos de Cristo. É porque Jesus reservou para ele algo especial: ser o primeiro Apóstolo a derramar o sangue por amor a Cristo.

No Evangelho de hoje, lemos uma passagem que parece ser contra São Tiago, não a favor dele, porque sua mãe se aproxima de Jesus pedindo que os dois filhos dela (Tiago e João) sejam colocados em lugar de honra, um à direita, outro à esquerda, quando Jesus estabelecer o seu reinado. Jesus então se volta para Tiago e para João e diz: “Eu pergunto: podeis beber do cálice que eu vou beber?”, e eles respondem: “Podemos”. Jesus então responde: “De fato bebereis”. Os paramentos da Igreja hoje, Festa de São Tiago, tintos pelo sangue do seu martírio, mostram que esse diálogo do Evangelho foi profético, e é exatamente isso o que faz de São Tiago um predileto de Cristo.

São Tiago não é conhecido por grandes êxitos apostólicos. Segundo a tradição, ele teria ido à Península Ibérica, mas não conseguiu muitas conversões. É claro, alguma conversão ele conseguiu, tanto que tradicionalmente se diz que o primeiro bispo de Braga (Portugal), São Pedro de Braga, teria sido discípulo de São Tiago. Ele, portanto, está ligado historicamente à evangelização do povo português, e consequentemente também à evangelização do Brasil.

Mas as fontes da tradição dizem que não foram muitas as conversões, embora ele tenha recebido a primeira aparição de Nossa Senhora de que temos registro na história. Quando ainda estava neste mundo, antes de ser assunta ao Céu, Nossa Senhora aparece-lhe na Espanha, em Saragoça, dando origem à devoção de Nossa Senhora do Pilar. Embora tão agraciado, o que realmente agraciou São Tiago foi a realidade de poder dar a vida por Cristo. Por isso, apressadamente voltou a Jerusalém a fim de abraçar o seu destino: beber do seu cálice, o cálice de amor.

Neste mês dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, enxergar que o cálice do Sangue de Cristo é o cálice do sangue dos mártires nos enche de alegria por sabermos que, com Cristo, somos um só Corpo, uma só realidade. Nosso Senhor olha para nós, vê os pedidos bobos que às vezes lhe fazemos em nossas orações, interrompe os nossos pedidos e diz: “Esperai um pouco. Podeis beber do cálice que eu vou beber?”. Responda isso a Jesus hoje. Peçamos a intercessão de São Tiago para dizer com generosidade: “Sim, podemos”.

O que achou desse conteúdo?

1
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos