CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
40

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 1,26-38)

Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”.
Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

Celebramos hoje Nossa Senhora do Rosário. O Rosário é uma dessas orações que, graças a Deus, as pessoas estão redescobrindo, não sem um esforço da própria Virgem Maria, no sentido de que, das aparições recentes, não há uma em que ela não insista na récita do santo Rosário ou do santo Terço.

Mas será que nós sabemos mesmo o que significa o Rosário?

Para algumas pessoas, o Rosário é uma oração repetitiva; mas ela é a oração vocal que nos leva para a meditação, e para uma meditação cada vez mais profunda. Expliquemos o que isso significa: a récita do Rosário, ou do Terço, conduz-nos a um verdadeiro progresso na vida espiritual, até chegarmos à oração afetiva, pelo menos.

Pois bem, o primeiro tipo de oração é a oração vocal. Quando nós repetimos o Pai-Nosso e a Ave-Maria, ao rezar o santo Terço, se nós fizermos bem essa simples e humilde oração vocal, ela será fonte de inspiração e de luzes interiores.

Por quê? Antes de tudo, porque são orações que vêm do próprio Deus. O Pai-Nosso nos foi ensinado por Jesus; a primeira parte da Ave-Maria é uma realidade totalmente bíblica, e a segunda parte, é claro, surgiu como resposta aos protestantes, para manter firme e de pé a nossa fé católica na Virgem Santíssima e em sua intercessão por nós. Então, se nós fizermos bem essas orações, estaremos entrando em contato com sublimes verdades.

Aquela cantilena, aquela repetição das Ave-Marias, vai acendendo pequenas luzes dentro de nós e vai nos conduzindo à meditação dos santos mistérios. Quando você consegue rezar o santo Terço tendo em vista mesmo o mistério que você está meditando; quando você reza bem o santo Terço, meditando nos mistérios, ali você se encontra com a verdade.

A verdade é o primeiro passo para o amor, porque ninguém ama o que não conhece. Você vai sendo iluminado naqueles mistérios, que são os mistérios da nossa salvação, são mistérios que nos conduzem até o conhecimento do amor de Deus por nós em plenitude.

Por meio desses mistérios de salvação, de Cristo salvador e de sua Mãe Santíssima, exemplo de fé sublime, esperança e caridade, nós podemos ir crescendo de conhecimento em conhecimento interior, até o nosso coração ser abrasado de amor, que é o estágio mais profundo da meditação.

Então, o Terço não é somente uma oração popular; não é, como algumas pessoas pensam, uma oração superficial, para analfabetos. Saber rezar bem o santo Terço é um verdadeiro caminho para o crescimento interior.

É por isso que, nestes tempos tão atribulados, a Virgem Maria insiste neste dom. Ela se apresenta, em Fátima, como a Senhora do Rosário; ela se apresenta, em Lourdes, com o Terço em mãos, e assim vai nos ensinando este caminho em que, na simples oração vocal, vamos meditando os mistérios de Deus e tendo o nosso coração abrasado de amor.

Por isso ela, com a sua fé, com a sua esperança e com a sua caridade, ilumina nossas almas. É verdade, a Virgem Maria, lá no Céu, já não tem mais fé; ela não precisa de fé, pois vê face a face; ela já não tem mais esperança, ou seja, não espera ver Deus face a face, pois já tem a esperança realizada; mas ela tem caridade, imensa, inflamada de amor pelos seus filhos, por isso nos dá um pouco da fé e um pouco da esperança que teve aqui na terra, para que possamos crescer até a plenitude da caridade de Cristo.

Que Nossa Senhora do Santíssimo Rosário interceda por cada um de nós e, em nossas orações cotidianas do santo Terço, ensine-nos a rezar. Nós, quando éramos pequeninos, dizíamos isso a ela: “Mãezinha do Céu, eu não sei rezar”. Então, que ela nos ensine a rezar o santo Terço.

O que achou desse conteúdo?

4
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos