CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
(Mc
9, 41-50)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. E se alguém escandalizar um desses pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.

Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga'. Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros".

Para o batizado, a luta contra o pecado e contra tudo o que a ele conduz deve ser radical. É isto o que vemos nitidamente ensinado por Nosso Senhor, que faz questão de comparar à mutilação do próprio corpo o empenho que devemos ter em evitar até mesmo as ocasiões de queda. De fato, para um cristão, o amor a Deus tem de estar sempre acima de qualquer coisa; não há sacrifício nem dor de que nos devamos poupar a fim de permanecermos na amizade do Senhor: "Se tua mão te leva a pecar, corta-a!" Nem concessões, nem consentimentos, nem justificativas: "É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga". Se amamos efetivamente a Deus, devemos detestar tudo quanto O aborrece e nos pode levar a ofendê-lO: "Se teu pé te leva a pecar, corta-o!" Rompamos de vez com o pecado; desatemos, pois, os laços que nos prendem a este ou àquele prazer, a este ou àquele apego, aos comodismos, aos afetos impuros: "É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno". Que Jesus nos conceda a força necessária para, resistindo à idolatria da iniquidade, sairmos "mártires" da nossa luta ascética diária: tendo o sal da graça em nossos corações, conseguiremos, em Cristo e com Cristo, oferecer ao Pai uma vida de entrega total, íntegra e generosa.

Material para Download

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.