CNP
Christo Nihil Praeponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
(Jo 16, 12-15)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará.

Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”.

No Evangelho de hoje, o Senhor nos diz que precisamos da luz do Espírito Santo para compreender os seus ensinamentos: “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora”, porque ainda não recebestes o Espírito que conduz à plena verdade. Tudo isso significa que, mesmo nas mãos do melhor Mestre, a nossa inteligência pouco pode se não for iluminada do alto. Assim aconteceu com os discípulos, como consta claramente no Evangelho: eles viram a Cristo, creram em sua palavra e, até certo ponto, a entenderam; mas, abandonados às próprias forças, não eram capazes de ir mais a fundo e captar o sentido dos mistérios de que lhes falava o Senhor. Era necessário, pois, que Ele morresse, ressuscitasse, ascendesse aos céus e de lá nos enviasse o seu Espírito, a fim de acender em nós a luz necessária para enxergarmos a verdade de Deus. Antes de Pentecostes, os discípulos já tinham fé, é verdade; tratava-se, porém, de uma fé imatura, de raízes superficiais, que se aprofundaria e robusteceria imensamente depois daquela noite no Cenáculo. Também nós, na nossa caminhada espiritual, temos de passar por essas fases de amadurecimento na fé, ou seja, de progressiva compreensão do que o Senhor nos deseja comunicar por sua palavra. Por isso, peçamos frequentemente — todos os dias, se possível — a luz do Espírito Santo, sem cujo auxílio permaneceremos nos limites estreitos de nossa compreensão humana de verdades que superam sem medida a nossa pobre inteligência criada.

Download do Material
Texto do episódioDownload do áudio e textoComentários

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.