CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

A pequenina imagem de Nossa Senhora da Conceição, encontrada em pedaços há 300 anos nas águas do Rio Paraíba do Sul, é um sinal claro de que Deus, para fazer grandes coisas, pode e quer servir-se do que aos nossos olhos é pequeno, pobre e até mesmo desprezível.

Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
(Jo 2, 1-11)

Naquele tempo, houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”.

Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”.

Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser!”.

Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.

Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água!”. Encheram-nas até a boca. Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala!”. E eles levaram. O mestre-sala experimentou a água que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água.

O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!”

Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

É com grande alegria que celebramos hoje, em pleno Ano Jubilar, a solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, cuja imagem foi milagrosamente encontrada há 300 anos nas águas do Rio Paraíba do Sul. 

É muito mais antiga, porém, a presença da Virgem Imaculada em nossa história. De fato, antes mesmo de o Brasil ser descoberto, o reino de Portugal já havia sido consagrado a Nossa Senhora da Conceição. Foi uma das imagens desta devoção tão cara ao povo português, devoção que depois veio ser plantada no coração dos brasileiros, que três pescadores descobriram há séculos no fundo lamacento de um rio. E é desde então que ela tem servido como instrumento de conversão de inúmeras almas. 

Desprovida de grande valor artístico, essa imagem é prova clara de que Deus pode e quer servir-se do que é pobre e imperfeito aos nossos olhos para realizar obras maravilhosas, que manifestem a riqueza e a perfeição de seu Autor. Encontrada no lodo de um rio para depois ser coberta com um manto azul e coroada pela Princesa Isabel, Nossa Senhora Aparecida é expressão visível da história e da vocação do próprio Brasil: como aquela pequena imagem, também nós precisamos ser pescados por Deus, com o coração e a cabeça, a fim de sermos verdadeira Terra de Santa Cruz, terra de evangelizadores, de católicos genuínos, luz para os povos que estão à nossa volta. 

Que a Virgem Imaculada, concebida sem mancha de pecado, ponha-nos a todos sob a proteção do seu manto e nos conceda, por sua maternal intercessão, a graça de redescobrirmos nossa vocação à santidade e ao apostolado. — Nossa Senhora da Conceição Aparecida, dobrai-vos, benigna, às nossas preces e abençoai a nação brasileira!

Material para Download
Texto do episódioMaterial para downloadComentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.