Essa matéria revela detalhes importantes do enredo de "Annabelle 2: a Criação do Mal". Não se trata de um texto escrito propriamente pela equipe do site do Padre Paulo Ricardo, mas da avaliação de um terceiro — como consta no próprio título que escolhemos para o artigo.

De maneira geral, a matéria está correta, o exorcista em questão analisa com muita cautela os elementos do filme, apontando com acerto os seus aspectos positivos e negativos e, justamente por essa razão, escolhemos traduzir e divulgar o texto para os nossos leitores. Em alguns pontos do texto, porém, o autor da matéria passa a impressão — exagerada, em nosso ponto de vista — de que "Annabelle" é um filme católico. É o que se depreende, principalmente, desta frase: "'Annabelle 2' foi fiel, em grande medida, aos ensinamentos da Igreja Católica relativos à possessão e ao exorcismo". No artigo original, o autor chega a se referir ao filme como "decidedly 'catholic'", isto é, "definitivamente católico". (Na primeira versão que publicamos da tradução, havíamos mantido a expressão, mas, depois, preferimos retirá-la.)

A afirmação é exagerada porque quem quer que tenha o costume de assistir a filmes de terror sabe bem que, normalmente, as produções desse gênero não têm como intenção retratar o mistério da fé — salvo raríssimas exceções. A "causa final" desses filmes é simplesmente passar medo, ponto final. "Annabelle" não foge à regra; as próprias inconsistências apresentadas abaixo pelo exorcista só se explicam a partir desse objetivo principal. É sem dúvida um ponto positivo que muitos elementos da trama tenham levado em conta os ensinamentos da Igreja em relação à possessão e ao exorcismo, mas é importante não aumentar muito o que é simplesmente... um ponto positivo, e nada mais.

Esse esclarecimento é importante para que muitas pessoas não confundam essa crítica com uma "aprovação irrestrita" ou uma "recomendação incondicional" de "Annabelle". Para falar a verdade, com exceção de filmes da vida dos santos, não é de praxe indicarmos filmes em nosso blog. Com relação especificamente a filmes de terror, já publicamos uma outra matéria aqui, a qual apresenta com muito mais fidelidade — e riqueza de detalhes — aquilo que pensamos a respeito desse gênero de produções. Acreditamos que complementa muito bem a matéria que vai a seguir.

Feitas todas essas importantes ressalvas, vamos ao texto.


O que as crianças lêem nos livros e vêem na televisão pode inspirá-las a crescer na fé. Por outro lado, adverte o Padre Robert, tudo isso também pode levá-las ao mundo perigoso do ocultismo, tornando-as vulneráveis até mesmo à possessão diabólica.

E Padre Robert não está exagerando. Como sacerdote trabalhando por mais de dez anos na área de exorcismos, ele conhece em primeira mão as consequências de quando crianças ou adultos abrem as portas para a atividade demoníaca. "Com muita frequência", ele diz, "uma possessão começa porque uma criança ficou curiosa depois de ler Harry Potter". Ele explica que as crianças aspiram pelos poderes incomuns que elas vêem sendo retratados nas telas.

Um ex-satanista que Padre Robert conheceu pessoalmente — um homem que abandonou sua vida passada e abraçou a fé católica — havia começado seu declínio rumo ao satanismo com a idade de nove ou dez anos, quando começou a brincar de um jogo chamado " Bloody Mary". Desde aquele início aparentemente inofensivo, ele começou a se envolver gradualmente com outras pessoas que eram satanistas.

Uma importante parte do ministério do Padre Robert consiste no treinamento de outros padres, ofício que ele desempenha no Instituto de Exorcismo oficial do Vaticano nos Estados Unidos. Padres católicos de todos os lugares do país e do mundo vêm a esse instituto para aprender os segredos desse ritual antigo, a fim de que também eles possam expulsar demônios e espíritos maus. A natureza do trabalho em que o Padre Robert e esse instituto estão envolvidos é tão arriscada que ele pede ao nosso site para não publicar o seu nome completo, nem tampouco revelar a sua localização.

Satanás só entra onde ele é convidado

Eu tive a oportunidade de me encontrar e conversar com o Padre Robert durante uma recente prévia do recém-lançado filme de terror "Annabelle 2: a Criação do Mal". (O filme foi lançado nos Estados Unidos no dia 11 de agosto e, no Brasil, no dia 17). Dirigido por David F. Sandberg, "Annabelle 2" é, na verdade, uma pré-sequência do sucesso de 2014, "Annabelle" — o qual, por sua vez, é também uma pré-sequência de "Invocação do Mal". O Padre Robert assistiu a todos eles e concordou que "Annabelle 2" foi fiel, em grande medida, aos ensinamentos da Igreja Católica relativos à possessão e ao exorcismo.

Padre Robert explicou que o demônio só vai entrar onde ele for convidado. Ele falou de dois casos com os quais lidou pessoalmente, em que duas jovens mulheres, não se atentando para a gravidade do que faziam, tinham convidado "um espírito" para ajudá-las. A consequência foi que elas começaram a demonstrar sintomas de possessão demoníaca e precisaram de um exorcismo.

Os escritores do filme, notou o Padre Robert, fizeram a sua lição de casa. Eles entenderam que o demônio só podia entrar na casa do fabricante de bonecas Samuel Mullins e de sua esposa Esther se fosse convidado. Em "Annabelle 2", Esther e Samuel Mullins estão de luto pela perda de sua querida filha Bee. Miranda Otto, que interpreta a mãe Esther no filme, explica:

Eles ficaram devastados, como qualquer pai ficaria. Mas, diferentemente da maioria, eles decidiram fazer qualquer coisa para ter a sua filha de volta… absolutamente qualquer coisa. Basicamente, então, eles rezaram, apelando para qualquer tipo de poder que lhes permitisse ver ou sentir, de qualquer forma, a presença dela. Mas, ao fazer isso, eles evocaram certos espíritos que não eram exatamente o tipo que você convidaria para entrar em sua casa.

Doze anos depois do trágico acidente, esse casal aflito procura conforto cedendo sua casa à Irmã Charlotte e a algumas meninas de um orfanato que havia sido fechado. Quando uma das garotas espreita o guarda-roupas e vê a boneca possuída, Annabelle, esta começa a perseguir as meninas, dando início a todo o terror da trama.

Algumas inconsistências

O Padre Robert e eu concordamos em que "Annabelle 2" é, em sua maior parte, fiel ao entendimento católico sobre exorcismo. Houve, no entanto, algumas cenas que fizeram com que ambos de nós franzíssemos as sobrancelhas:

Uma freira ouvindo confissão? — Houve uma cena específica na qual a Irmã Charlotte, interpretada pela talentosa Stephania Sigman, ouve a confissão de uma das jovens sob sua guarda. Concedamos, havia diferenças para uma confissão regular: a irmã e a menina se sentaram uma de costas para a outra, não em um confessionário. Mas o conceito de confissão foi renovado quando a Irmã Charlotte disse: "Bem, como penitência…" Particularmente no tempo em que a história se passava, o Padre Robert considera altamente improvável que uma irmã se colocasse na posição de aparecer desempenhando uma função sacramental exclusiva dos sacerdotes.

A Irmã Charlotte usa um hábito religioso moderno. — Com base nos estilos de roupa, nos automóveis clássicos e na casa de fazenda vitoriana, o filme "Annabelle 2" parece se passar no início do século XX. No entanto, a Irmã Charlotte usa o que parece ser um hábito religioso contemporâneo — com uma saia chegando só até os joelhos e um véu simples que deixa à mostra o seu cabelo. Quando perguntei ao diretor David Sandberg e à atriz Stephanie Sigman sobre isso durante nossa entrevista, ambos ficaram surpresos. Eles explicaram que haviam procurado por várias fotos de religiosas em diferentes hábitos, e tinham escolhido um traje simples que tornasse mais fácil à atriz fazer o seu papel. 

O modo como eles se livraram do objeto amaldiçoado. — Em "Annabelle 2", dois padres vêm à casa para fazer uma oração e aspergir água benta sobre a boneca antes de que ela seja trancada em um armário cheio de páginas recortadas das Escrituras. Não que essa fosse uma alternativa de todo inadequada, disse o Padre Robert, mas ele tinha certeza de que um exorcista jamais deixaria o objeto possuído ali intacto, com a possibilidade de ser encontrado por alguma pessoa no futuro. "Era necessário tirar a maldição do objeto", ele explicou. "Era possível queimá-lo ou destruí-lo, mas a maldição deveria ser 'quebrada' de alguma forma". Como exemplo de um objeto amaldiçoado, o Padre Robert descreveu um crucifixo que ele tem pendurado em seu escritório, e que foi queimado desde baixo durante um exorcismo, com o fogo consumindo o corpo e deixando somente os braços de Cristo crucificado. "Havia um corpo de plástico sobre a cruz", ele explicou. "A cruz em si mesma estava abençoada. Ela foi posta em um quarto com uma mulher que tinha praticado bruxaria no México. No meio da noite, a cruz pegou fogo e eu 'quebrei' a maldição que havia sobre ela. Eu jamais permitiria que alguém chegasse perto do crucifixo, porque ele poderia ser usado no futuro para algo ruim."

A cena do espantalho e do "diabo-da-tasmânia". — Uma cena na qual um espantalho é possuído pelo espírito mau e deslocado de sua posição original parece improvável, de acordo com o Padre Robert. Ele ficou igualmente cético quando o demônio começou a crescer e assumiu uma aparência física parecida com o que ele chamou de um "diabo-da-tasmânia".

Só quando convidado! — Em uma cena do filme, uma criança é possuída quando se vê na presença de um demônio que se manifesta como uma garotinha. O Padre Robert rejeitou a ideia de que um espírito mau pudesse habitar o corpo de uma criança que por acaso estivesse diante dele — já que, como ele explicou depois, um espírito mau só entra no corpo de uma pessoa se ele é convidado para tanto.

Cinco sinais de possessão

O Padre Robert listou ainda cinco sinais que podem indicar que uma pessoa está sofrendo um ataque espiritual:

  1. Conhecimento oculto. Se uma pessoa sabe de alguma coisa que não deveria saber, por exemplo, de uma informação privada que é conhecida apenas por algumas pessoas, isso pode sinalizar uma possessão demoníaca.
  2. Idiomas. Uma pessoa emdemoninhada pode ser capaz de falar em um idioma que não lhe é familiar, e que ela normalmente não saberia.
  3. Força sobre-humana. O Padre Robert contou um caso no qual uma jovem garota de 1,6 metros de altura e cerca de 50 quilos foi capaz de arremessar alguns homens grandes, impedindo-os de segurá-la durante um ritual de exorcismo.
  4. Aversão extrema às coisas sagradas. Uma pessoa que está possuída pode não ser capaz de olhar para um crucifixo, ou de tocar um rosário que foi abençoado. O Padre Robert mencionou uma mulher que não podia ficar na presença da cruz de São Bento, ou na presença do Santíssimo Sacramento.
  5. Levitação. O Padre Robert teve conhecimento pessoal de um caso, no estado norte-americano de Louisiana, no qual uma pessoa estava sentada em uma cadeira e, pelo poder do espírito mau, foi capaz de levitar com a cadeira e sair pelo corredor.

Quer estudar a fundo esse assunto? Conheça o nosso curso de Demonologia!


"Annabelle 2: a Criação do Mal" foi lançado nos cinemas do Brasil no último dia 17 de agosto. Apesar das pequenas inconsistências apontadas pelo Padre Robert, o filme é respeitoso à fé. Ele consegue provocar com sucesso uma tensão nos espectadores, e há vários momentos em que realmente nos assustamos, mas a produção conta mais com efeitos espirituais e psicológicos que com sangue e violência propriamente ditos, tendendo a ganhar ampla divulgação entre os fãs do gênero terror. Classificado no Brasil para jovens acima de 14 anos, o filme é inadequado para crianças, evidentemente, mas outras pessoas podem assistir tranquilamente à trama, certas de que sua fé não será atingida.

O que achou desse conteúdo?

0
1
Mais recentes
Mais antigos