As sagradas relíquias são uma marca distintiva do catolicismo. Esperaríamos ver os ossos de algum antigo mártir expostos em uma igreja evangélica local? Para a maioria dos que não são católicos, as sagradas relíquias são simplesmente estranhas. Infelizmente, mesmo entre os católicos, a veneração das sagradas relíquias muitas vezes é considerada uma prática “antiquada” — uma reminiscência quase supersticiosa da “idade das trevas”.

Porém, as sagradas relíquias são parte de nossa fé desde o início. São vínculos físicos com o sagrado. Entre elas, estão o corpo e os ossos de santos, bem como itens que pertenceram a eles ou foram tocados por eles. As relíquias permitem que nos conectemos àquelas pessoas santas que nos precederam, e que mergulhemos de forma mais profunda no mistério de suas vidas, tão semelhantes à de Cristo.

Provavelmente, ninguém fez mais para promover a veneração das relíquias sagradas do que Santa Helena, mãe do Imperador Constantino. Ele conquistou o Império Romano sob o signo da Cruz e queria que sua mãe encontrasse a Vera Cruz — a maior relíquia da fé cristã —, a fim de que ela pudesse ser cultuada e venerada por toda a Igreja. Em sua busca pela mais preciosa das relíquias, Helena viajou, então, para Jerusalém.

Ela começou perguntando aos moradores de Jerusalém se alguém sabia onde poderia estar a Cruz, mas ninguém tinha informação precisa sobre isso. Finalmente um judeu lhe disse que, segundo a crença local, a Cruz possivelmente estaria debaixo do templo de Vênus. Helena pediu que o templo fosse destruído (sem nenhum diálogo inter-religioso) e começou uma escavação. Três cruzes foram descobertas.  

Mas qual era de fato a Cruz de Nosso Senhor? O bispo de Jerusalém viu um cortejo fúnebre nas redondezas e ordenou que o cadáver fosse levado até ele. O corpo do defunto foi colocado sobre cada uma das cruzes e, quando depositado sobre a Vera Cruz, o homem ressuscitou. Fôra encontrado o instrumento da nossa salvação!

O judeu que falou com Helena pela primeira vez sobre o local da Cruz se converteu ao cristianismo e depois acabou se tornando bispo de Jerusalém.

“Santa Helena com a Vera Cruz”, de Marco Palmezzano.

Tomada de alegria, Helena deu início à missão de construir igrejas nos locais em que ocorreram os eventos da vida de Nosso Senhor e Nossa Senhora. Ela havia entendido o quanto aqueles lugares e as sagradas relíquias eram importantes para a fé, pois eles proclamam duas verdades importantes: primeiro, que o cristianismo não é um mito; segundo, que o cristianismo é fundamentalmente “encarnacional”.

O amor da Igreja Católica por essas relíquias e lugares santos nos recorda que nossa religião teve origem num tempo e local específicos. Não cremos em deuses que supostamente existiram em outra “dimensão”. Não, nós cremos num Deus que andou pelas ruas de Nazaré, no Império Romano, no início do século I. Hoje, podemos percorrer os mesmos locais e pisar a mesma terra. Uma religião que faz uma declaração tão audaciosa confia naquilo em que acredita, pois sabe que essa crença pode ser verificada, diferentemente das alegações da mitologia.

As relíquias e os lugares sagrados também nos recordam que o catolicismo é encarnacional. Deus se fez carne, algo que eleva a matéria a um novo patamar. Além disso, cada um de nós é composto de alma e corpo. Este não é um simples reservatório para a alma, mas uma parte verdadeira de nossa natureza humana, isto é, daquilo que somos. Portanto, as relíquias dos santos apontam para o verdadeiro santo, não apenas para alguma memória. Elas nos põem em contato de um modo muito real com aquele santo e sua santidade. Também nos ensinam que devemos tratar nossos corpos de modo santo, e que devemos usá-los para nos aproximar de Cristo e nos tornar santos nós mesmos. 

Santa Helena teve um profundo desejo de apresentar os aspectos físicos de nossa fé por meio da veneração das relíquias e dos lugares santos. Talvez não sejamos capazes de fazer uma peregrinação até a Terra Santa, mas sabemos que a existência desses lugares e dessas relíquias dão testemunho da realidade encarnacional de nossa fé.

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos